Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br)
O deputado Iolando (PSC) quer criar um cartão de identificação para os cidadãos com deficiência – física, auditiva, visual, mental ou múltipla – para reduzir a burocracia de acesso aos benefícios econômicos e sociais. O parlamentar acredita que algo em torno de 650 mil pessoas serão beneficiadas. “A intenção é assegurar cidadania e respeito, uma vez que o cartão será um meio de identificação para comprovar a condição de seu portador independentemente de esse retratar fisicamente sua situação”, resume o deputado.
“Esquentadinha”
A Câmara Legislativa e o GDF estão em harmonia desde o desembarque do governador Ibaneis Rocha (MDB) no Palácio do Buriti. A “esquentadinha” da temperatura recente em torno do Refis 2020 e do Fundo Garantidor faz parte do jogo político saudável. Afinal, tudo que o GDF faz passa pela Câmara. Simples assim.
Negociação
Já estão em campo articuladores do Executivo e do Legislativo negociando a votação do Refis 2020 e do Fundo Garantidor (Procred).
Restrições
A deputada Arlete Sampaio (PT) considerou “correta” as restrições feitas pelo GDF à Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Pôr do Sol, que apresentam um grande número de infectados por Covid-19. Só classificou como “incongruente” a permissão para que as cooperativas de materiais recicláveis voltem a atuar.
“Experiência”
Do alto de sua experiência no combate a pandemias, a deputada Júlia Lucy (Novo) acha que as restrições do GDF a Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente e Pôr do Sol “não é uma medida que resolva o problema”. Faltou ensinar como se faz.
Elogio
Morador de Ceilândia a mais de 30 anos, o deputado Chico Vigilante (PT) elogiou a Administração Regional e a Regional de Saúde da Ceilândia. Para ele, o fechamento é um ato de responsabilidade e o momento, de compromisso com as vidas: “Não adianta salvar a economia se tem gente morrendo”.
Café Virtual
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lançou o Café Virtual, um projeto de reuniões virtuais com setores da sociedade em geral. A ideia é descobrir os anseios e reivindicações de cada área do DF. O senador acredita que “a iniciativa possibilitará que a gente saiba como podemos ajudar os diversos segmentos e contribuir para viabilizar a solução de alguns problemas”. A estreia Izalci conversou com os policiais militares, que aguardam a aprovação do reajuste para as três forças de segurança pública do DF.
Ironia
Conhecido por sua ironia fina e inteligente, o ministro Luis Roberto Barroso (STF) ironizou as teses de golpe militar defendida pelos desavisados bolsonaristas: “eles vão dar o golpe [em nome] de quê? Difundir a cloroquina?
Perigo
Na gaveta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, repousam mais de 40 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Com a chegada “espontânea” do centrão a base do governo o assunto ficou menor. O que preocupa – e muito – agora o é inquérito das fake news pilotado pelo ministro Alexandre de Moraes. É um perigo real.
O pior
Dizer que o presidente Jair Bolsonaro não desfruta de qualquer prestígio internacional é chover no molhado. O cientista político e fundador da famosa consultoria Eurasia Group, Ian Bremmer, garante que “Bolsonaro é o pior presidente democraticamente eleito a lidar com a crise do coronavírus”
Bandidos
Volta a se falar na realização de uma “grande operação” nacional da Polícia Federal em busca dos bandidos da pandemia – lobistas de hospitais de campanha, negociadores de equipamentos de saúde importados da China com preços superfaturados etc. Pela manhã, a PF fazia uma operação em Belém do Pará.