O governo federal vai doar 21 mil testes diagnósticos de coronavírus para o Distrito Federal. O anúncio da doação foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (foto) durante a coletiva de imprensa concedida pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto. Teich assumiu o cargo em 17 de abril no lugar de Luiz Henrique Mandetta. A coletiva desta quarta-feira (22) foi a primeira concedida a jornalistas no Palácio do Planalto. Em sua fala, Ibaneis Rocha agradeceu o apoio do ministério da Saúde e pediu a colaboração entre a população e o Poder Público para vencer a pandemia.
“Vamos ter mais 21 mil testes rápidos para testagem em massa com segurança. O momento é de parceria. Temos que nos unir e apoiar os estados com situação de dificuldade para que o Brasil saia dessa crise”, declarou o governador do DF. Os testes cedidos pelo governo federal vêm para somar aos 100 mil que serão feitos inicialmente no DF.
Escolas
O chefe do Executivo local ainda lembrou a reunião que teve com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na segunda-feira (20). Na ocasião, foi discutida a possibilidade de reabertura de colégios militares no DF. Na segunda, Ibaneis disse que estudaria a volta às aulas de forma antecipada nos colégios cívico-militares administrados pelo DF. Nesta quarta, ele reafirmou que irá estudar a abertura para a rede pública de ensino, dando preferência a alunos do ensino médio. “O compromisso foi no sentido de fazer estudos para reabrir as escolas. Reunido com técnicos das secretarias da Saúde e da Educação, dei um prazo de 10 dias para estudarem a reabertura das escolas. Vai depender da compra de máscaras para os profissionais e alunos, da desinfecção das escolas e programas de comunicação para informar toda a população e trazer segurança na reabertura”, detalhou Ibaneis.