Eliana Pedrosa ganha espaço para as eleições

Daniel Cardozo, Jornal de Brasília

Com a possibilidade de que antigas forças políticas do DF, como os ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz, fiquem de fora das eleições do ano que vem, a pré-candidata do PPS, Eliana Pedrosa, pode ter como eleitor potencial quem ficar órfão de candidato. Representantes do partido não dão tanto destaque  publicamente a essa estratégia, mas investir no eleitorado dos dois caciques pode garantir votação expressiva em 2014.

Para o presidente nacional do PPS, deputado federal  Roberto Freire, não existe intenção clara nesse sentido. A prioridade é mostrar do que o partido é capaz e, assim, conquistar o máximo de votos possíveis .  

“Nós não temos nada com Arruda nem com Roriz. Vamos buscar nossos aliados, mas não temos proximidade com os dois ex-governadores. O eleitorado a ser conquistado não é de nenhum político, mas sim do DF”, garantiu.

 UNIFICAÇÃO OPOSICIONISTA

Está também nos planos do PPS uma  uniformidade entre os planos nacional e local. “Estamos buscando um palanque para unir as forças de oposição aqui no DF e nacionalmente”, disse Roberto Freire.

Até mesmo por conta de uma proximidade com Arruda – Eliana e o ex-governador eram do mesmo partido, o DEM, nas eleições de 2006 e ela foi secretária de  desenvolvimento Social em seu governo – a deputada pode canalizar votos a partir da antiga aliança.  Já no caso do eleitorado de Joaquim Roriz, o vínculo é mais tênue. Embora fizesse parte da bancada governista no último governo Roriz, 

Eliana e ele se desentenderam por conta do apoio à candidatura do ex-deputado Fábio Barcelos à presidência da Câmara, o que causou problemas ao então governador . Entretanto, caso nem Joaquim Roriz seja candidato, nem a deputada Liliane Roriz, Eliana pode despontar como opção de voto para os rorizistas.  

ALVO MAIS AMPLO

A distrital afirma que seu alvo não se limita aos votos destinados aos dois caciques, mas reconhece que é possível que exista uma captação do eleitorado. “Qualquer pessoa que pretenda governar não pode discriminar eleitor. Estamos buscando atrair todos os segmentos e, não, apenas desses dois nomes. Queremos atingir todo mundo. Mas é claro, que tudo isso depende da homologação da minha candidatura dentro do PPS”, explicou Eliana

 Foco é construir eleitorado forte

Na realidade local do PPS, não há dependência do eleitorado dos ex-governadores, garante o presidente regional no Distrito Federal, Francisco Andrade. O foco está em construir um eleitorado forte. “Eliana se aproximou do partido, falando sobre o seu projeto de chegar a governadora e nós entendemos a importância do que ela propõe.

Agora, de onde vem o voto é uma questão estreita. Não importa em quem o eleitor votou em outras eleições. Não nos preocupa se ele votou em Arruda ou Roriz”, afirmou. Vinda do PSD, a distrital se filiou ao PPS há menos de um mês e foi apresentada co uma grande festa. Militantes do partido e eleitores da própria Eliana aplaudiram a nova filiada a cada elogio proferido nos discursos. Estiveram lá até deputados governistas, como Olair Francisco (PTdoB) e Washington Mesquita (PTB), que demonstraram amizade com a deputada de oposição.

CONTRA O BURITI

Antes de integrar o PSD, Eliana era filiada ao DEM, partido pela qual foi eleita, em 2010. A distrital faz parte da pequena oposição ao GDF na Câmara, com Liliane Roriz (PRTB), Celina Leão (PDT) e Joe Valle (PDT)

 

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore