Paco Britto e empresários entregam o projeto do Desenvolve-DF a CLDF

Acompanhado de dezenas de empresários do Distrito Federal, o vice-governador Paco Britto entregou ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB), o projeto de lei que cria o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do DF (Desenvolve-DF). Parlamentares de diversos partidos, além de autoridades do governo local, participaram do ato, na tarde desta segunda-feira (30), que marcou o início da tramitação da matéria protocolada em regime de urgência. “Desse modo, conforme o Regimento, teremos 45 dias para analisar e apreciar a proposição”, explicou Prudente.

A ideia do governo, com o projeto, é estimular o desenvolvimento econômico e gerar mais emprego e renda. “E a principal razão para isto é que o programa será puxado pelo setor empresarial”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho. Com a nova proposta, o GDF pretende evitar os questionamentos judiciais aos quais foram submetidos os programas Pró-DF I e II, que previam a transferência de terrenos públicos para a iniciativa privada.

O Desenvolve DF não estabelece a opção de compra. Os empresários terão acesso a lotes por meio do direito real de uso, mediante escritura pública, com pagamento pela concessão. Caso a empresa ultrapasse a meta estabelecida de criação de vagas, o valor da taxa de concessão paga pelo terreno poderá ser reduzido. “A geração de empregos é uma bandeira de todos os 24 deputados distritais”, comentou Rafael Prudente, anunciando que solicitará “atenção especial” às comissões pelas quais a matéria tramitará.

Segundo representantes do GDF presentes ao ato, a proposição foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Terracap, ouvindo, além de técnicos do governo, entidades representativas do setor produtivo que apresentaram 109 sugestões, das quais 88 foram acolhidas. Também foi enfatizado que o Desenvolve-DF pretende “resolver as falhas dos programas anteriores” e “regularizar as situações de contratos que se encontram cancelados”, entre outras ações.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore