O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), deveria liderar uma espécie de cruzada – juntamente com os demais governadores – para tentar melhorar o sistema de saúde do DF e do Brasil. Não adianta investir bilhões do dinheiro público com um sistema falido. Desde os governos Roriz até José Roberto Arruda, Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg se investiu bilhões na Saúde no DF. Nada mudou. Tudo foi pelo ralo do falido sistema.
Acompanhamos nos últimos dias um pouco da rotina do Instituto Hospital de Base. O paciente internado tem medo de reclamar, pois teme represálias por parte de quem é remunerado pelos impostos dos contribuintes. É algo revoltante. E mais: ainda tem uma rixa idiota dos funcionários antigos – leia-se Hospital de Base – com os novos do Instituto.
A mídia faz – às vezes – o seu papel de informar e promover dramalhão com um caso aqui, outro ali. Nunca partem para um debate mais amplo. Por incrível que possa parecer, cobrir saúde de forma cruel muitas vezes serve para atender a interesses de certos veículos de comunicação.
Quem não se lembra da pauta diária dos canais de TV nos Pronto Socorro dos hospitais do DF. A TV Globo foi a pioneira na série “miséria espetáculo” dos pacientes jogados pelos corredores de hospitais fedorentos e abandonados. Nada de se promover um debate sério sobre a saúde, mas apenas para fazer dramalhão com a miséria alheia pela audiência fácil do drama humano.