Órgãos ambientais investigam se há nova mancha no Lago Paranoá

Rafaela Céo Do G1 DF

Uma equipe multidisciplinar de órgãos ambientais investiga se uma nova mancha de óleo apareceu no Lago Paranoá na manhã desta sexta-feira (18). O ponto de resíduo fica no Setor de Clubes Esportivos Norte, entre a Concha Acústica e os condomínios.

Nesta quinta-feira (17), outra mancha de três quilômetros quadrados foi localizada próxima ao Clube dos Fuzileiros Navais e o Iate Clube, também no Setor de Clubes Norte, avançando depois para áreas mais distantes da margem.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), ainda não é possível afirmar se a mancha desta manhã foi causada por uma nova situação ou se é um resquício do que ocorreu nesta quinta. Equipes estavam na água no momento da publicação desta reportagem realizando a averiguação.

Sobre a primeira mancha, o Ibram afirmou que ainda nesta sexta devem sair os resultados das análises laboratoriais realizadas pela Caesb. Com as informações, será possível dizer que tipo de substância vazou na água, de onde veio e quais medidas serão tomadas pelo instituto.

Antes dos resultados, a Novacap, empresa responsável pela rede de drenagem pluvial do DF, informou que a mancha teve origem nas caldeiras do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A Secretaria de Saúde do DF disse que aguarda laudo de órgãos ambientais para saber se a mancha foi causada por vazamento com origem no hospital.

O Ibram informou ainda que as medidas que pode tomar em relação ao problema são administrativas, indo desde uma advertência a uma interdição, passando por multa. A punição criminal fica a cargo da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore