Rafaela Céo Do G1 DF

Uma equipe multidisciplinar de órgãos ambientais investiga se uma nova mancha de óleo apareceu no Lago Paranoá na manhã desta sexta-feira (18). O ponto de resíduo fica no Setor de Clubes Esportivos Norte, entre a Concha Acústica e os condomínios.
Nesta quinta-feira (17), outra mancha de três quilômetros quadrados foi localizada próxima ao Clube dos Fuzileiros Navais e o Iate Clube, também no Setor de Clubes Norte, avançando depois para áreas mais distantes da margem.
Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), ainda não é possível afirmar se a mancha desta manhã foi causada por uma nova situação ou se é um resquício do que ocorreu nesta quinta. Equipes estavam na água no momento da publicação desta reportagem realizando a averiguação.
Antes dos resultados, a Novacap, empresa responsável pela rede de drenagem pluvial do DF, informou que a mancha teve origem nas caldeiras do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A Secretaria de Saúde do DF disse que aguarda laudo de órgãos ambientais para saber se a mancha foi causada por vazamento com origem no hospital.
O Ibram informou ainda que as medidas que pode tomar em relação ao problema são administrativas, indo desde uma advertência a uma interdição, passando por multa. A punição criminal fica a cargo da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil.