
A celebração do feriado de Corpus Christi levou 10 mil católicos do Distrito Federal à Esplanada dos Ministérios na tarde desta quinta-feira (20). O número foi divulgado pela Polícia Militar e pelos organizadores no fim do dia. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Informações do G1.
Até as 19h, os fiéis ainda participavam da procissão. A programação na área central de Brasília começou cedo, com a montagem dos tapetes de serragem, flores e outros materiais. As cenas marcam o trajeto de passagem da Eucaristia, durante a procissão no fim da tarde.
Os tapetes foram montados por jovens de diversas paróquias da capital. Alguns grupos chegaram ainda antes do amanhecer, por volta das 6h. Ao longo de todo o dia, famílias e grupos de amigos foram à Esplanada para acompanhar os trabalhos, ajudar na montagem e nas orações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/i/i/VFo7oASESeZbn23rhXBQ/a1725-g-corpus-cristi-off-20062019-1-frame-1717.jpg)
Missa foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha — Foto: TV Globo/Reprodução
A celebração de Corpus Christi representa, para os católicos, a adoração ao Santíssimo Sacramento ou à eucaristia. Na doutrina cristã, os termos representam a conversão do corpo e do sangue de Jesus Cristo em pão e vinho.
A procissão representa a caminhada dos fiéis em busca da terra prometida, enquanto os tapetes de serragem retratam símbolos da fé católica e passagens da vida de Jesus.
Durante a procissão são feitas três bênçãos aos fiéis:
- A primeira, dada logo na via S1, é para os enfermos
- A segunda, em frente ao Congresso Nacional, é dedicada aos governantes do país
- A terceira, na via N1, é para as famílias
Alterações no trânsito
Em razão do fluxo de pessoas, o trânsito na Esplanada dos Ministérios foi bloqueado. Na via S1 o bloqueio foi na altura do Museu da República, com desvio de trânsito para a L2 Sul.
Durante a procissão, os motoristas não puderam usar o acesso da Via L4 para a Via N1. Houve uma interdição na altura do Ministério dos Transporte e os motoristas foram orientados a seguir pela via de ligação N1/S1.
A previsão do Detran é de que a área seja liberada, por completo, até as 22h.