
O professor Marcelo de Oliveira explica que o programa Reconhecer, implantado pelo Governo de Goiás, resolveu um dos grandes problemas da educação que era o da ausência do professor em sala de aula. O programa bonifica, semestralmente, com R$ 1,5 mil, os professores que planejam e não faltam às aulas. O professor destaca ainda a formação continuada que acontece durante todos os meses do ano, sem retirar o professor de sala de aula, como algo que “possibilita ao professor estar sempre melhorando o seu fazer pedagógico”.
“Com a finalidade de melhorar a capacidade de mediar o conhecimento, a Secretaria oferece aos professores capacitações na área de inclusão e metodologia; na verdade, existe todo um programa de formação e capacitação continuada que está em execução desde o início da atual gestão e o que a gente percebe é que estas formações estão cada vez mais adequadas e atendem cada vez mais às necessidades das escolas”, explica ele.
Currículo Referência
O professor explica que nesta gestão a Secretaria conseguiu construir em parceria com os professores o currículo referência que unifica em todo o Estado o ensino que é repassado aos alunos. “Hoje o que está sendo ensinado a um aluno do sétimo ano na cidade de Posse é o mesmo que está sendo ensinado a um aluno da mesma série, em Goiânia; antes da instituição desse currículo cada escola definia o que seria ensinado, o que não garantia a equidade de direitos dos alunos”, afirma Marcelo de Oliveira. O currículo referência beneficia todas as séries do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio e contempla todas as disciplinas ministradas.
Iniciativa inédita em Goiás
De acordo com o professor, a partir desse currículo referência outros avanços também foram alcançados, entre os quais estão a elaboração de materiais pedagógicos.“Com base no currículo, na necessidade do aluno e do professor, foi instituída a elaboração de materiais e, dessa forma, hoje alunos e professores recebem material pedagógico para incrementar e inovar as aulas, o que contribuiu significativamente com o processo de aprendizagem dos alunos”, garante ele.
De acordo com o subsecretário, a Secretaria Estadual de Educação, em uma iniciativa inédita em Goiás, reuniu o material produzido pelos professores da rede com boas práticas em sala de aula e montou um material que beneficiou aluno por aluno, o que desenvolveu muito a qualidade das aulas. O material é repassado gratuitamente a todos os alunos da rede.
Avanços
“Desde a implantação do Pacto pela Educação as escolas vêm vivendo um momento muito bom em todas as dimensões do desenvolvimento da gestão escolar”, avalia Marcelo de Oliveira. Entre outros avanços na educação em Goiás o subsecretário aponta a capacitação de diretores por meio da pós-graduação em gestão escolar; a reforma concluída de todas as escolas da capital e o recebimento direto de recursos pelos conselhos das escolas destinados a reformas. O professor destacou ainda o Prêmio Escola,que beneficia unidades que conseguem atingir metas de desenvolvimento educacional por meio de recursos para serem investidos na melhoria das respectivas unidades e que já contemplou 225 escolas no Estado; e o Prêmio Aluno, que beneficia alunos que tiveram bom desempenho na avaliação externa denominada prova Goiás e que somente em novembro próximo irá beneficiar 10 mil alunos em todo o Estado. Informações da Secom-GO