Por G1 DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial nesta quinta-feira (24), no Distrito Federal e no leste de Goiás, em razão das altas temperaturas e baixa umidade. Poucas horas depois, a Defesa Civil declarou estado de atenção.
Segundo o Inmet, até as 17h, os termômetros tinham marcado pico de 32,6 ºC em Águas Emendadas, em Planaltina. Na mesma região, a umidade relativa do ar caiu a 26% – mesmo índice registrado no Gama.
No Plano Piloto, o calor chegou aos 30,8 ºC, e a umidade, aos 26%. Os valores ficaram levemente abaixo do dia mais quente do ano até o momento, nesta quarta (23), quando o DF bateu a casa dos 33 ºC.
Segundo a meteorologista Naiane Araújo, a estiagem que marcou os últimos dias já é classificada como um “veranico” – ou seja, um período seco e quente em meio à estação chuvosa. O evento é comum e já estava previsto.
“Se não tem chuva, as temperaturas sobem, realmente. A gente está no verão, então o sol está a pino e bem concentrado aqui no Hemisfério Sul”, explica Naiane.
“Há um bloqueio atmosférico, ou seja, uma circulação de alta pressão ali no Oceano Atlântico, perto da região Sudeste. Daí, nem sobem as frentes frias do Sudeste, nem desce o corredor de umidade da Região Amazônica.”
Os próximos dias

Temperatura no DF alcança 31°C nesse fim de semana
Para o fim de semana, o Inmet estima a possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas, tanto no sábado quanto no domingo. A “trégua” do calor, no entanto, é de fachada: o veranico deve voltar com força total na semana seguinte.
Com o calor, as chuvas esporádicas que conseguem furar o bloqueio aparecem mais fortes, com chance até de trovoada e granizo. Segundo Naiane, no entanto, elas devem ser rápidas e passageiras.
“Deve aumentar um pouquinho a nebulosidade, mas a temperatura segue alta, na casa dos 30 ºC. Possivelmente, um pouco mais ameno que nessa semana, quando nos aproximamos, dos 33, 34 ºC.”, diz a especialista.
Pela previsão do Inmet, as chuvas regulares só devem reaparecer já em fevereiro, gradualmente. A estação das chuvas na região Centro-Oeste, em anos normais, se estende até o fim de maio.
Baixa umidade
A umidade relativa do ar de 26% parece até alta para os brasilienses, acostumados a lidar com percentuais de 10% a 15% no auge da estação seca. Segundo os órgãos de saúde, no entanto, o índice registrado nesta quinta já demanda atenção especial.
O alerta emitido pelo Inmet lista quatro recomendações principais aos moradores da região:
Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Já a Defesa Civil recomenda evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos devem ter atenção especial, pois são os mais afetados neste período.