Pancadaria interrompe debate sobre uso e ocupação do solo na Câmara do DF

Por Marília Marques, G1  
Audiência pública é suspensa após troca de socos entre participantes

Audiência pública é suspensa após troca de socos entre participantes

Uma audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal foi suspensa, na tarde desta segunda-feira (26), após participantes se envolverem em uma troca de socos e pontapés. A confusão generalizada começou por volta das 16h , durante um debate sobre o uso das áreas públicas da capital.

A sessão foi convocada para discutir uma emenda ao projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), sob a presidência da deputada Telma Rufino (Pros). Em nota, a distrital – que também está à frente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) – lamentou o desfecho.

“O processo democrático foi atropelado pela truculência e intolerância.”

A confusão foi exibida ao vivo, na internet, pelo sistema de transmissão da Câmara Legislativa. Nas imagens, é possível ver que o secretário de Habitação do DF, Thiago de Andrade, responde a um professor da Universidade de Brasília (UnB) sobre o andamento do projeto de lei.

Em seguida, a deputada Telma Rufino toma a palavra e pede que o professor se acalme. Como ele continua a falar, a distrital solicita que ele se retire da sessão. “Professor o senhor tem que dar licença agora. Eu não aceito isso de jeito nenhum”. Não é possível escutar a resposta do docente no vídeo.

“O senhor veio aqui para ofender as pessoas? […] O senhor está tumultuando e tem que provar que eu sou ladra.”

Minutos depois, o professor deixa o plenário e outras pessoas o acompanham. Na saída, um homem que estava sentado atira um objeto contra um participante e, então, se inicia uma briga. Nesse momento, o áudio do vídeo foi cortado. Outras pessoas tentam separar a confusão, mas se juntam à pancadaria.

Após a suspensão da audiência, a Polícia Legislativa chega ao local, mas não consegue separar o grupo. Da mesa, os deputados presentes à sessão acompanham o tumulto, mas não chegam a intervir. Até as 17h30, não havia registros de pessoas feridas ou detidas.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore