PSol e PCB vão à Justiça contra Ibaneis Rocha por compra de votos

A poucas horas do início da votação do primeiro turno, o PSol e o PCB ajuizaram ação contra Ibaneis Rocha (MDB) por abuso do poder econômico. A denúncia apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), neste sábado (6/10), pede a inelegibilidade da chapa do buritizável. Os partidos fazem referência a um vídeo no qual o emedebista promete a moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro, na Estrutural, a reconstrução de casa derrubadas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).

No documento, os advogados da coligação Elas por Nós: Sem Medo de Mudar o DF, encabeçada pela candidata ao Palácio do Buriti Fátima Sousa (PSol), destaca que Ibaneis é “reconhecidamente abastado”. “O acontecido é uma demonstração clara de abuso de poder econômico, de proveito da situação vulnerável do eleitor e de claro e evidente oferecimento ou tentativa de comprar votos”, dizem na denúncia.

Segundo os partidos, mais do que uma mera proposta de campanha, o modo como foi proferido e envolvendo o patrimônio próprio do candidato, o discurso “é típico do abuso de poder econômico e tentativa de influenciação ilícita da vontade do eleitor”.

A coligação pede a abertura de processo de investigação contra o candidato do MDB e que a Agefis apresente a relação de moradias derrubadas na região. Além disso, solicita a inelegibilidade da chapa emedebista, mesmo após as eleições. Informações do Metrópoles.

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore