Novo atentado duplo do Boko Haram na Nigéria pode ter deixado 86 mortos

  Funcionários do cemitério de Mubi, cidade localizada no nordeste da Nigéria, onde aconteceu um duplo atentado na terça-feira, informaram à AFP nesta quarta (2) que enterraram 86 vítimas dos ataques, o que contradiz o balanço das autoridades, bastante menor.

“No total, 86 mortos foram enterrados entre ontem e hoje”, afirmou um funcionário do cemitério. “Não recebemos nenhum outro corpo desde as 14h30 (horário local) e esperamos já ter terminado o trabalho”, disse um deles na condição de anonimato.

Outro de seus colegas havia adiantado o mesmo número, explicando que havia “enterrado 76 cadáveres até as 21 horas” na terça-feira e “10 nesta manhã (quarta-feira), provavelmente pessoas feridas que morreram durante a noite. Ele disse à AFP que ficou ‘chocado’ ao ouvir o balanço fornecido pelas autoridades.

O porta-voz da agência nacional de gestão de urgências, Imam Garki, afirmou que o duplo atentado, atribuído ao grupo extremista nigeriano Boko Haram, deixou “30 mortos”, e que as pessoas feridas foram “evacuadas para Yola”, capital do estado de Adamawa, e “respondem bem ao tratamento” médico.

Sobre a disparidade entre os números oficiais e as declarações de testemunhas, o ministro de Informação, Ahmed Sajo, reconheceu que era “possível que os familiares das vítimas tivessem levado diretamente (ao cemitério) os corpos para serem enterrados sem passar pelo hospital”, onde a contagem foi feita.

Segundo a tradição muçulmana, os corpos das vítimas devem ser rapidamente enterrados, o que complica sua contagem, ainda mais em uma região de difícil acesso.

O duplo atentado na cidade de Mubi aconteceu na última terça-feira. Às 13h30 (horário local), um suicida se explodiu em uma mesquita, e pouco mais tarde outro extremista fez o mesmo em um mercado próximo ao primeiro alvo.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore