Coronel Edson Costa anuncia medidas rigorosas para sistema prisional goiano

 

O diretor-geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP), coronel Edson Costa, anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), durante entrevista coletiva, mudanças estruturais no sistema prisional goiano. Isso inclui medidas mais rigorosas para presos que não se submeterem às leis, agentes dos recentes tumultos, rebeliões e tentativas registradas nos últimos dias.

“Este é um momento difícil, mas que propicia grandes realizações. O Estado tem competência e saberá dar os encaminhamentos necessários para superar os problemas”, disse o coronel Edson Costa ao assumir a nova estrutura que irá comandar, voltada exclusivamente para a gestão do sistema penitenciário goiano. O secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, acompanhou a apresentação do coronel Edson Costa à frente da DGAP e se dispôs a trabalhar em parceria na solução de problemas comuns às duas pastas.

“Hoje nasce uma figura organizacional importante, que estabelece a competência para a guarda do preso, fundamental para a gestão das crises dentro do sistema penitenciário do estado”, disse o diretor-geral. Segundo destacou, essa nova organização “vai proporcionar condições para que seja possível segregar os presos de alta periculosidade dos demais presos”.

A lei de criação da nova diretoria-geral foi publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (04/01) e fortalece a estrutura do sistema, que passa a contar com autonomia administrativa, orçamentária e financeira, conforme decisão do governador Marconi Perillo, ao implementar uma série de providências para a reestruturação do setor.

Mudanças

Entre as medidas para melhorar o sistema prisional no estado, o diretor-geral Edson Costa ressaltou a gestão dos presos, que antes era de competência do Poder Judiciário, e que agora passa a ser responsabilidade do Executivo Estadual, por meio da DGAP. “Isso é fundamental na gestão das crises, já que poderemos fazer o remanejamento de presos problemáticos para outras localidades e presídios estaduais, conforme a demanda apresentada”, relatou.

Outra iniciativa que nasceu junto com a DGAP, segundo o diretor-geral, tomada pelo próprio governador Marconi Perillo, foi a criação de uma estrutura em forma de pirâmide fragmentada, de situações e classificação de presos.

“Essa pirâmide inclui desde presídios regionais até as unidades estaduais – serão cinco no total –, que funcionarão com rigor semelhante ao dos presídios federais, abrigando presos de maior periculosidade ou que ocasionam tumultos em outras cadeias públicas e que não se adéquam ao que manda a lei”, disse o coronel Edson Costa.

Sobre a possibilidade de transferência de presos para outras unidades, o diretor-geral afirmou que não é de interesse do estado afastar os apenados de seu domicílio e, principalmente, da família, fatores que contribuem para o processo de evolução penal e para a ressocialização. “Esse convívio é o ideal, mas, se houver a necessidade, o encarcerado poderá cumprir sua pena em qualquer local do estado”, esclareceu.

“Queremos um sistema prisional pacificado, em obediência a todas as exigências legais, com o cumprimento humanizado e em condições de ressocializar a massa carcerária, e vamos trabalhar para isso”, completou o diretor-geral. Ele afirmou, ainda, que medidas serão tomadas no sentido de recompor o efetivo de agentes de segurança prisional e o armamento necessário para que os agentes de segurança penitenciária (ASPs) trabalhem de forma satisfatória e em segurança.

Além do secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, a solenidade de apresentação da nova diretoria contou com a participação do tenente-coronel Newton de Castilho, que assume a Superintendência Executiva da SSP, no lugar do coronel Edson Costa. Castilho falou da importância dos profissionais que atuam nos presídios. “O que a Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público produzem são custodiados por vocês, do sistema penitenciário”, resumiu. Informações do Diário de Goiás

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore