Os telefones do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) estão sem funcionar há seis dias. O problema teria começado no dia 28 de dezembro, segundo informou a Secretaria de Saúde, e persistia até a tarde desta quarta-feira (3). Por causa da falha, a comunicação entre os diferentes setores do hospital tem sido realizada por meio de celulares funcionais ou pessoalmente pelos servidores que se deslocam entre os andares.
Para a remarcação de exames de pacientes, por exemplo, os funcionários precisam percorrer o hospital para falar com os responsáveis das respectivas áreas – quando não há aparelhos celulares disponíveis. Já a população que precisa entrar em contato com o centro de saúde vai se deparar com a linha ocupada.
De acordo com a pasta, a placa telefônica da central do hospital apresentou um problema “intermitente”. Empresas foram acionadas para fornecer orçamentos e técnicos do HBDF “tentam sanar o problema”. No entanto, a Secretaria de Saúde informou que “não há previsão” para a retomada do serviço.
O governo justifica que a central telefônica é antiga e isso tem dificultado a aquisição das peças para o conserto. A Secretaria de Saúde também disse que o problema não afeta a marcação de consultas, que é feita presencialmente na Central de Marcações do HBDF. (G1)