A Justiça do Distrito Federal determinou que a Secretaria de Saúde adquira pelo menos um equipamento para cirurgia oftamológica para ser instalado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O aparelho em questão é um vitreófago. A decisão determina que o Executivo local faça a compra em até 45 dias, a contar de 1º de dezembro. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Gasto milionário com serviço privado
Segundo a Prosus, o Ministério Público de Contas apresentou, em 2008, uma representação sobre o sucateamento e a falta de modernização dos equipamentos oftalmológicos da rede pública. A Secretaria de Saúde, porém, não adquiriu novos equipamentos e contratou clínica privada para oferecer as cirurgias de vitrectomia. De 2015 a setembro de 2017, foram gastos R$ 2.772.201,14 com o pagamento desse serviço. O aparelho, no entanto, custa bem menos: a Secretaria de Saúde do Espírito Santo destinou, em 2008, R$ 140 mil para a compra de vitreófago.
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que já iniciou a compra emergencial de um vitreófago para o Hospital de Base, em cumprimento à decisão judicial. Segundo a pasta, está também em andamento o processo para compra regular de um segundo equipamento, que será instalado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).