'Le Monde': Governo brasileiro é acusado de "vender pulmão da Terra a preço de banana"

Jornal do Brasil

Matéria publicada nesta quinta-feira (31) pelo jornal francês Le Monde fala sobre a decisão da Justiça brasileira em suspender a exploração mineral na Amazônia. Monde destaca que “foi uma vitória para os defensores da floresta amazônica” e explica que a extinção da Renca, Reserva Nacional do Cobre e Associados, foi autorizada por decreto pelo presidente Michel Temer no dia 23 de agosto, e beneficiaria mineradoras do setor privado.

O diário informa que a reserva ambiental “do tamanho da Dinamarca” tem ouro, ferro, cobre e magnésio em seu território e somente empresas públicas tinham autorização para explorar minérios na região até o momento.

Le Monde sentencia: “Uma verdadeira mina de ouro que acabou entrando nas negociações políticas do presidente para se manter no poder apesar das denúncias de corrupção”.

O vespertino aponta que a decisão do presidente Temer provocou protestos de organizações de defesa do meio ambiente no Brasil e em todo mundo, que comemoraram a liminar desfavorável ao governo, deferida na 21ª Vara Federal, ao decreto presidencial.

O executivo já avisou que irá recorrer, afirma o periódico. Nesta quarta-feira, o Greenpeace comemorou a suspensão do decreto, finaliza.

Nesta quarta-feira, o Greenpeace comemorou a suspensão do decreto, diz o Le Monde
Nesta quarta-feira, o Greenpeace comemorou a suspensão do decreto, diz o Le Monde

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore