Mandados foram cumpridos no Piauí e em Goiás; investigação apura compra de votos e lavagem de dinheiro
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (29), 13 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Escudo Eleitoral III, deflagrada nos estados de Goiás e Piauí. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar durante as Eleições Municipais de 2024.
Do total de mandados, 12 foram executados no município de Piracuruca (PI) e um em Águas Lindas de Goiás (GO). Por determinação do Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral do Piauí, também foi decretado o afastamento cautelar de um agente político e de uma servidora pública.
As investigações tiveram início em novembro de 2025, após o compartilhamento de informações provenientes de uma apuração criminal anterior. Os dados indicaram uma possível ligação entre integrantes de uma facção criminosa e o financiamento ilícito de campanhas eleitorais.
De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que recursos de origem criminosa tenham sido utilizados para custear campanhas, além da prática de condutas ilegais voltadas à captação de votos, como a ocultação da origem de valores e bens empregados no processo eleitoral.
Ao todo, 13 pessoas são investigadas e poderão responder pelos crimes de organização criminosa, compra de votos, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. As investigações seguem em andamento.

