Inflamação do trato gastrointestinal afeta o estômago e o intestino
A cantora Simone Mendes, 41, revelou nas redes sociais que sofreu uma crise de gastroenterite nos últimos dias. Devido a piora do quadro, a artista procurou atendimento médico, que constatou o diagnóstico.
“No sábado eu fiz um show e eu já estava bem ruim, eu peguei a gastroenterite do meu filho e me esforcei, fiz o show, voltei e passei o domingo, não estava legal”, disse.
Entenda a doença
Gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal, que afeta o estômago e o intestino. O quadro clínico caracterizado pela diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
As doenças associadas à diarreia podem ser causadas por diferentes microrganismos, como bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários. A infecção acontece a partir do consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos, pessoas ou animais contaminados.
A diarreia também pode ser causada por medicamentos, como antibióticos, laxantes e quimioterápicos utilizados para tratamento de câncer, além da ingestão de grandes quantidades de adoçantes, gorduras e bebidas alcoólicas.
Tratamento
Os quadros de gastroenterite são mais comuns entre crianças, o que destaca a necessidade de rápida ação para conter a doença que pode levar à desidratação.
Nesse sentido, o tratamento tem como objetivo principal a prevenção e cuidado da desidratação para evitar complicações. O tratamento adequado depende do quadro clínico de cada paciente, incluindo o reforço na ingestão de líquidos e fluidos na veia em casos mais graves.
A gastroenterite pode afetar pessoas de todas as idades que tenham sido expostas à contaminação. Doenças não infecciosas também podem desencadear o quadro, como a doença de Chron, as colites ulcerosas, a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável e intolerâncias alimentares como à lactose e ao glúten.[
Como prevenir
Veja orientações do Ministério da Saúde para prevenir a gastroenterite:
- Lave sempre as mãos com sabão e água regularmente;
- Lave e desinfete as superfícies, os utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
- Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais;
- Consuma água tratada;
- Evite o consumo de alimentos crus ou malcozidos;
- Ensaque e mantenha a tampa do lixo sempre fechada;
- Evite o desmame precoce. Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças.