Vítima foi encaminhada ao hospital, entubada, mas não resistiu.
Um homem de 62 anos de idade morreu neste final de semana após se engasgar com um pedaço de carne enquanto almoçava em sua residência localizada na cidade de Anápolis. O idoso, identificado como Batista Roberto Ferreira, chegou a ser socorrido por parentes que estavam com ele, foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), mas não resistiu.
O irmão da vítima informou à equipe médica que tudo aconteceu por volta das 14h de sábado (6/9) e ele mesmo levou Batista até a unidade, acompanhado de seu sobrinho. No local, foi constatado que realmente se tratava de um episódio de engasgo. Os médicos encontraram um pedaço de carne na traqueia do idoso, que precisou ser entubado.
Batista permaneceu entubado, mas não resistiu e morreu na madrugada deste domingo, por volta das 2h. O caso foi registrado como morte acidental na Central de Flagrantes de Anápolis e o corpo foi encaminhado para a realização de exames.
Orientações
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia, dificuldade para respirar, ou deixá-la inconsciente por um tempo. Por isso, é tão importante saber técnicas de primeiros socorros para casos de pessoa engasgada.
Para maiores de um ano, a manobra de Heimlich, consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a pessoa por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
Fonte: Mais Goiás