Foto: Senado

Marcos do Val coloca tornozeleira eletrônica por ordem de Alexandre de Moraes

Senador foi recebido pela Polícia Federal ao retornar de viagem aos EUA nesta segunda-feira (4)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi recebido pela Polícia Federal (PF) ao desembarcar em Brasília nesta segunda-feira (4) e terá que usar tornozeleira eletrônica por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Do aeroporto, ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, no Distrito Federal, onde o equipamento foi instalado.

    A decisão acontece após Marcos do Val viajar aos Estados Unidos, contrariando uma ordem judicial que previa a apreensão de seu passaporte. O senador utilizou o documento diplomático, que permanecia com ele, para deixar o país no dia 23 de julho. A defesa chegou a apresentar um pedido de autorização ao STF, oito dias antes da viagem, alegando que não havia proibição expressa para que o parlamentar viajasse com a família.

    Marcos do Val é investigado por ataques nas redes sociais contra policiais federais que atuam na apuração de uma tentativa de golpe de Estado. Foi nesse contexto que, em agosto de 2024, teve as redes sociais bloqueadas e o passaporte apreendido. Ainda assim, o senador embarcou para Miami, com hospedagem e ingressos adquiridos para parques da Universal, conforme documentos entregues ao Supremo.

    A defesa sustenta que a negativa ao pedido de viagem só foi comunicada no dia 24 de julho, quando o parlamentar já estava nos EUA. Como o processo corre em sigilo, um oficial de Justiça teve que avisar os advogados. Diante disso, o ministro Alexandre de Moraes ordenou o uso da tornozeleira, além do bloqueio de contas bancárias e cartões de crédito de Marcos do Val e de sua filha, segundo os advogados.

    Em nota, o senador afirmou que não tentou enganar a Justiça e destacou que seu passaporte diplomático está válido até julho de 2027. “Além disso, meu visto oficial de entrada nos Estados Unidos foi recentemente renovado, com validade até 2035”, disse.

    Durante uma transmissão ao vivo no YouTube, feita ainda nos EUA, Marcos do Val afirmou que estava em férias com a família e negou ter fugido. “Eu vim passar férias, minha filha está de férias e estamos com recesso parlamentar”, disse ele, relatando que tem uma filha nascida nos Estados Unidos e que notificou Polícia FederalSTF e Senado sobre a viagem.

    Fonte: Mais Goiás

    Tags:

    Gostou? Compartilhe!

    Últimas notícias
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore