Atacante do Barcelona foi denunciado por associação espanhola que afirma que jogador feriu a ‘dignidade das pessoas com deficiência’ ao contratá-las para o evento
O jogador de futebol espanhol Lamine Yamal completou 18 anos neste domingo (13) e deu uma grande festa, neste sábado (12), para comemorar a maioridade. O evento, no entanto, virou alvo de denúncia na Espanha por conta da contratação de pessoas com nanismo. Além disso, o atacante teria exigido para a celebração, que tinha a temática gângster, “pedidos bizarros”, como modelos que atendessem a um padrão físico específico, como tamanho dos seios e cor dos cabelos.
‘Pedidos bizarros’
Segundo declarações feitas pela modelo e influencer Claudia Calvo à mídia espanhola, ela mesma foi procurada pela equipe responsável por organizar o aniversário de Yamal para participar da festa. Mias do que a própria presença, Claudia afirma ter sido solicitada para recrutar outras 12 modelos que atendessem a um padrão físico específico requisitado pelo jogador do Barcelona.
“Eles focaram principalmente no tamanho dos seios e na cor do cabelo, se eram loiras ou não”, alegou Calvo em entrevista à TV espanhola Telecinco.
Claudia também disse que os organizadores da festa insistiram que ela procurasse por “modelos ou acompanhantes”, o que teria deixando a influenciadora desconfortável e fez com que ela recusasse participar do evento.
Segundo a modelo, ela recebeu a oferta de US$ 17,5 mil por 24 horas para cada modelo selecionada, além de um cartão exclusivo para despesas durante o aniversário. No entanto, destaca Claudia, a proposta envolvia “cláusulas desconfortáveis”. Na atual cotação do dólar, o valor passa de R$ 97 mil.
‘Temática gângster’
Campeão espanhol com o Barcelona na última temporada, a polêmica festa de Yamal tinha como referência a temática gângster. No bolo de aniversário de três andares, além de um número 18 bem grande, é possível ver detalhes como armas, balas, notas de dinheiro e correntes usados como ornamento.
Segundo o jornal espanhol “La Vanguardia”, o evento teve a presença de jogadores do Barça e shows de Bizarrap, Quevedo, Ozuna e Bad Gyal. No domingo, Yamal se apresentou ao clube para realizar exames de pré-temporada.
Nanismo
Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) divulgou uma nota, na tarde deste domingo, alegando que o jogador teria contratado pessoas com nanismo com fins de entretenimento e “atividades promocionais” para sua festa de aniversário.
No comunicado, a associação promete tomar “medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência”.
“A ADEE condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento na recente festa de 18 anos do jogador de futebol Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa”, diz trecho.
A entidade ressalta ainda que a prática é proibida pela Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que veta que pessoas nestas condições sejam expostas a “zombaria, ridículo ou escárnio do público de forma contrária ao respeito devido à dignidade humana” em atividades recreativas e espetáculos.
“Quando uma pessoa com influência social participa desse tipo de situação, o dano é ainda maior, pois transmite à sociedade — especialmente aos jovens — que a discriminação é aceitável. Precisamos erradicar a objetificação da diferença e educar as pessoas para o respeito e a equidade”, diz a presidente da ADEE, Carolina Puente. (POR O GLOBO)
Fonte: mais Goiás