PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe

PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe

O grupo denunciado inclui os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Alexandre Ramagem, além de Mauro Cid e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou, nesta segunda-feira (14/7), a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete ex-integrantes do governo por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

As alegações finais do caso foram entregues ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo denunciado inclui os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Alexandre Ramagem, além de Mauro Cid e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

De acordo com o procurador-geral Paulo Gonet, Bolsonaro teve papel central na articulação de ações para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022. O plano envolvia desde a divulgação de notícias falsas até o uso da máquina pública para deslegitimar o sistema eleitoral e pressionar as Forças Armadas.

Entre as provas citadas estão depoimentos, documentos, conversas interceptadas e a chamada “minuta do golpe”. A PGR afirma que o grupo montou uma estrutura criminosa dentro do Estado, envolvendo órgãos como a Abin e a PRF, e que Bolsonaro buscou apoio militar para medidas autoritárias.

Gonet também destacou que o plano só não foi adiante por falta de apoio do Alto Comando do Exército. O procurador pediu, ainda, que os benefícios da delação premiada de Mauro Cid sejam limitados, por considerar seus depoimentos imprecisos e incompletos.

Fonte: Mais Goiás

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore