A Polícia Civil do Distrito Federal desmontou, nesta terça-feira (20), uma quadrilha especializada em furto de celulares em grandes eventos de Brasília. Durante a operação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas.
A operação da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Corpatri) ocorreu em Ceilândia, na Estrutural, em Brazlândia, no Paranoá e mais duas cidades do Entorno do DF: Águas Lindas (GO) e Cocalzinho (GO).
Segundo os investigadores, durante três meses 16 pessoas foram monitoradas e observadas em eventos por suspeita de furtar celulares em grandes shows. “Os aparelhos furtados já tinham compradores à espera”, diz a polícia.
“Nós identificamos quatro bancas de vendas de celular no Shopping Popular de Ceilândia, que era a destinação desses furtos. Antes eles visavam os aparelhos celulares por conta do grande valor que possuem, hoje, além disso, eles querem acessar os aparelhos para poder fazer transferências bancárias extorquindo e retirando o dinheiro da vítimas”, conta o delegado Guilherme Souza Melo.
Segundo a Polícia Civil, nos grandes shows, a quadrilha se dividia em duplas, geralmente casais. Os ladrões seguiam as vítimas e observavam o momento em que elas digitavam a senha de acesso.
Depois, quando descobriam a senha, trombavam nas vítimas e furtavam o celular (veja esquema no vídeo acima). O chip do aparelho era descartado no banheiro do show e o celular já não podia mais ser rastreado.
As vítimas que tinham as senhas salvas no celular acabavam tendo prejuízos. Os bandidos entravam no aplicativo de bancos e faziam transferências ou solicitavam empréstimos. Uma vítima perdeu R$ 144 mil.
A polícia afirma que identificou todos os integrantes do grupo criminoso e 25 celulares foram recuperados.
Como se proteger desse tipo de crime
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/8/t/xGryuDSSmuBx8AAIKHRQ/celular-11.jpg)
Pessoa de casaco com celular na mão — Foto: Sofia Mayer/g1
A Polícia Civil alerta de como se proteger desse tipo de crime. O primeiro passo é registrar a ocorrência.
Participe da comunidade do g1 DF no WhatsApp e receba direto no seu celular as notícias de Brasília.