A cerimônia de diplomação dos eleitos no Distrito Federal, na noite desta segunda-feira (19), foi marcada por vaias e aplausos para a atual primeira-dama Michele Bolsonaro (veja vídeo acima) e para a senadora eleita por Brasília Damares Alves (Republicanos). Ao se levantar da poltrona, quando foi citada, Michele ouviu a reação da plateia formada por cerca de 1,2 mil convidados. Pouco depois, foi a vez das reações à senadora eleita Damares Alves.
Durante cerca de 5 minutos, o público se dividiu entre os que gritavam “mito, mito” e “Lula ladrão”. O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) não compareceu pois foi diagnosticado com Covid-19 no início da tarde. A cerimônia começou às 19h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Ao todo foram diplomados 8 deputados federais, 24 deputados distritais, a senadora Damares Alves e seu suplente e Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão (PP).
A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o governador e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), Roberval Belinati, iniciou a solenidade com um discurso atestando que todos os diplomados estavam aptos a exercerem suas funções. Além disso, fez um pedido aos políticos. (G! e TV Globo)