Na véspera da eleição, o candidato Paulo Octávio (PSD) dedicou o sábado (1°) para buscar mais votos. Apostando tudo de que estará no segundo turno, PO diz que fez uma campanha limpa e não tentou tirar “ninguém da disputa”. Depois do giro que fez por diversas cidades do DF nos últimos dias, o candidato acredita que estará no segundo turno. “Temos confiança de que em cada abraço de apoio que recebemos ficou a certeza de que chegaremos com força total ao segundo turno”, aposta o candidato.
Paulo Octávio lembra ainda da pesquisa Correio/Opinião, última com entrevistas presenciais realizada no DF. Segundo o levantamento, PO está em segundo lugar, com 13,2%, com alta de 2,5 pontos percentuais em relação à coleta de dados anterior.
PO acredita que “com esses resultados, o segundo turno está garantido. Afinal, quase 6% dos entrevistados ainda não tinham decidido seu voto”. Paulo Octávio foi às ruas, na véspera do primeiro turno, também em busca dos que disseram que vão votar em branco ou nulo. Entre as duas últimas pesquisas Correio/Opinião, este percentual recuou de 14% para 11,2%, mostrando um viés de queda – ou seja, menos eleitores estão pretendendo anular seus votos.
A pesquisa Correio/Opinião também mediu o grau de convicção do cidadão em relação a seus candidatos. Entre os eleitores de Paulo Octávio, 47,4% disseram que já estão decididos. Quanto ao nível de conhecimento, Paulo Octávio está na casa de 64,6%, atrás somente de Ibaneis. A pesquisa, registrada no TSE sob o número DF-09779/2022, encomendada pelo Correio Braziliense, foi a campo entre 22 e 24 de setembro, com 1.099 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Confiança em alta
Diante dos números, Paulo Octávio começou o dia se reunindo com suas equipes em um grande evento no SIG. Animado pelo DJ Jamaika, o evento contou com a participação de PO e seu vice, Luís Felipe Belmonte (PSC), da candidata ao Senado Damares Alves (Republicanos), do candidato a deputado federal André Kubitschek (PSD) e da deputada Paula Belmonte (Cidadania). “Brasília pode eleger Damares Alves como senadora e o primeiro governador evangélico da história da cidade. No meu governo, vamos zerar as filas e dar transporte público para todos vocês, pois essa cidade precisa de dignidade. É muito gratificante estar ao lado dessa equipe de peso”, discursou Paulo Octávio.
Em seguida, outros candidatos da coligação puderam se apresentar e falar de suas propostas. Logo depois, PO subiu em um trio elétrico que percorreu Guará, SIG e SAI, ao lado dos filhos e da esposa Ana Christina Kubitschek. Ele acenou para os moradores, falou de suas propostas e desceu para realizar uma caminhada na tradicional feira do Guará. “É muito importante estar, hoje, passeando até esta feira. Orgulhoso de voltar para cá e receber todo o carinho dessa população que sempre me abraçou”, disse.