Depois de bater recorde de calor, DF pode ter chuva nesta quinta (15), diz Inmet

O Distrito Federal bateu o recorde de calor em 2022 pelo quarto dia consecutivo, nesta quarta-feira (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a 35,2ºC, às 14h, e a umidade relativa do ar ficou em 11%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o ideal é 60% de umidade.

Os índices foram registrados na estação meteorológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina. O calor intenso, no entanto, pode dar uma trégua na noite de quinta-feira (15), pois o Inmet prevê pancadas de chuvas em algumas áreas de Brasília.

Nesta quarta, o DF completou 130 dias sem chuva. Em 2020, a estiagem durou 127 dias e em 2021, 76 dias. A meteorologista Andrea Ramos explica que a chuva prevista para quinta-feira será rápida e leve. “Tanto que depois, a partir de sexta-feira (16), não vimos mais sinais de chuva”, aponta.

“As temperaturas também não devem mais ficar tão altas quanto nesta semana, e umidade volta a ficar entre 20% e 25%, que é um índice que já estamos acostumados”, diz a especialista do Inmet.

De acordo com Andrea Ramos, a chuva mais intensa é esperada somente no final de setembro. “A partir do dia 22 começa a primavera e, junto, a tendência de chuvas em forma de pancadas no fins de tarde. Com a virada de estação, as chuvas ficam mais intensas.”

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore