O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) indeferiu, nesta segunda-feira (12), a candidatura ao Senado do ex-senador Hélio José (Solidariedade). O pedido partiu do próprio partido dele. De acordo com o processo, Hélio José não participou da convenção partidária, realizada em 24 de julho. A decisão do TRE foi unânime.
Como a candidatura foi anunciada posteriormente e fora do prazo, o TRE-DF não reconheceu o direito de Hélio José de concorrer ao pleito. O g1 tenta contato com a defesa do ex-candidato.
O Solidariedade, durante o julgamento, afirmou, por meio do advogado, que reconhecer a candidatura de Hélio José seria uma “aberração jurídica”, já que a decisão reconheceria a impugnação da ata da convenção partidária.
Hélio José foi senador de 2015 a 2019. Ele assumiu uma cadeira na Casa quando Rodrigo Rollemberg (PSB) tomou posse como governador do Distrito Federal. Em 2018, o ex-suplente de Rollemberg tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Ele recebeu 16.529 votos. (G1)