TRE indefere candidatura de Hélio José ao Senado pelo DF

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) indeferiu, nesta segunda-feira (12), a candidatura ao Senado do ex-senador Hélio José (Solidariedade). O pedido partiu do próprio partido dele. De acordo com o processo, Hélio José não participou da convenção partidária, realizada em 24 de julho. A decisão do TRE foi unânime.

Como a candidatura foi anunciada posteriormente e fora do prazo, o TRE-DF não reconheceu o direito de Hélio José de concorrer ao pleito. O g1 tenta contato com a defesa do ex-candidato.

O Solidariedade, durante o julgamento, afirmou, por meio do advogado, que reconhecer a candidatura de Hélio José seria uma “aberração jurídica”, já que a decisão reconheceria a impugnação da ata da convenção partidária.

Hélio José foi senador de 2015 a 2019. Ele assumiu uma cadeira na Casa quando Rodrigo Rollemberg (PSB) tomou posse como governador do Distrito Federal. Em 2018, o ex-suplente de Rollemberg tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Ele recebeu 16.529 votos. (G1)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore