Nomeado cardeal, Dom Paulo Cezar Costa retorna a Brasília

Após ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco, o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, de 55 anos, retornou à capital nesta quinta-feira (1º) e foi recebido por fieis na chegada ao Distrito Federal.

Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado cardeal no sábado (27), em uma cerimônia no Vaticano, junto de outros 19 agraciados, inclusive o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. O anúncio da escolha já havia sido feito pelo papa Francisco em 29 de maio deste ano. O novo cardeal nasceu em Valença, no Rio de Janeiro e é arcebispo em Brasília desde 2020. Nesta quinta, ele comentou as novas responsabilidades.

“O Papa Francisco alargou minha possibilidade de servir, de doar a vida aqui em Brasília, mas de ajudá-lo também no governo da igreja. Agora é retornar aqui à Brasília, que é a minha arquidiocese, que é onde está o meu povo, onde estão aqueles e aquelas que dividem comigo as minhas alegrias, minhas esperanças, que servem comigo”, afirmou Dom Paulo Cezar Costa.

A cerimônia de nomeação é chamada de consistório, e consiste em uma reunião, feita com todos os cardeais, para dar assistência ao Papa nas suas decisões. Os cardeais assessoram diretamente o representante máximo da igreja católica em questões administrativas e econômicas, e se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo papa. Essa é a primeira vez, desde 2016, que brasileiros são escolhidos pelo Papa Francisco.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore