Izalci promete capacitar desempregados e zerar filas da saúde

O senador Izalci Lucas (PSDB), candidato ao governo do Distrito Federal, foi o entrevistado do podcast do g1 DF, nesta terça-feira (30) (veja entrevista completa acima). A série de conversas com os postulantes ao Palácio do Buriti teve início na terça-feira (23), com o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB).

Na quarta (24), a conversa, ao vivo, foi com o candidato Paulo Octávio (PSD). As primeiras entrevistas, com uma hora de duração, ocorreram com os candidatos que obtiveram mais de 6% na pesquisa Ipec de 15 de agosto. Leila Barros, a Leila do Vôlei, do PDT, foi a única que não quis participar do podcast.

As entrevistas com os demais oito candidatos ao GDF, com 20 minutos de duração, foram gravadas na quinta (25), na sexta (26) e na segunda-feira (29). A exibição, sem cortes, começou nesta segunda, com o candidato Robson da Silva (PSTU), e vai até o dia 7 de setembro.

As regras do podcast e a ordem de exibição foram definidas em um sorteio, na TV Globo, no dia 16 de agosto, com a presença dos representantes de todos os candidatos.

Durante a conversa com os jornalistas Fred Ferreira e Rita Yoshimine, Izalci prometeu que, se eleito, vai capacitar desempregados, proibir a ocupação irregular de terras e “informatizar” hospitais para que não haja filas na saúde. Para a área da segurança pública, o senador prometeu investimentos em tecnologia e melhores condições para policiais.

Capacitação

Izalci disse que, se eleito, vai dar condições para que desempregados tenham acesso à capacitação profissional, “principalmente pais e mães”. O candidato afirmou ainda que estuda maneiras para que essas pessoas tenham formas de conquistar uma remuneração “dentro de casa”.

“Tem que capacitar [os desempregados] para ter renda em casa, seja formalmente ou informalmente”, diz Izalci.

O senador ainda falou sobre a falta de vagas nas creches públicas ou conveniadas, em Brasília, o que, para ele, “impossibilita, que mães tenham tempo para trabalhar”.

Ocupações irregulares

Ao falar sobre a ocupação ilegal de terras no Distrito Federal, Izalci afirmou que o governo “perdeu o controle territorial”. Sobre a situação do Assentamento 26 de Setembro, o candidato afirmou que o lugar “precisa ser regularizado, já que abriga 45 mil pessoas”.

Izalci foi relator do projeto de lei que aprovou a redução de 40% do tamanho da Floresta Nacional de Brasília para ceder, parte da área, para a regularização de moradias.

“Tem que regularizar e não deixar acontecer mais isso”, diz Izalci sobre o Assentamento 26 de Setembro.

Questionado se faria derrubadas em áreas invadidas, se eleito ao GDF, o senador afirmou que “não vai deixar construir”, e que vai impedir o aumento de locais já ocupados. De acordo com Izalci, em um governo dele, o monitoramento eletrônico será usado para evitar as ocupações irregulares em Brasília.

Saúde

Para o candidato, o Distrito Federal “tem os melhores profissionais de saúde e os maiores recursos do Brasil”, no entanto, ele aponta que “falta controle e transparência” na gestão. Além disso, o candidato destaca os supostos casos de corrupção no atual governo, na compra de testes Covid-19, e a troca de secretários de Saúde.

“Como faz política pública consistente se muda secretário de 6 em 6 meses?”, diz o senador, criticando o atual governo.

Entre as propostas de Izalci, estão o investimento na atenção primária à saúde. Segundo o candidato, “é preciso conhecer a população, ver a situação dela, com detalhes, para poder cuidar da forma certa”. Ele defendeu a informatização no sistema de saúde para zerar as filas e propôs a criação de convênios com a iniciativa privada.

Segurança

De acordo com Izalci, não faltam recursos para investir em segurança pública. Para o candidato, “cuidar do profissional será prioridade”, se eleito. Uma das propostas, é implementar o uso de drones em ocorrências policiais, colocar mais câmeras de segurança pelas cidades e informatizar as viaturas. (G1)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore