Maioria dos eleitores de Ibaneis é de homens, brancos e evangélicos

A pesquisa do instituto Ipec, divulgada nesta segunda-feira (15), revelou o perfil dos possíveis eleitores dos candidatos para o cargo de governador do Distrito Federal. Segundo o levantamento, o atual governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) tem 38% das intenções de voto, seguido por Paulo Octávio (PSD), com 9%, Leila do Vôlei (PDT), com 8% e Izalci Lucas (PSDB), com 5%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, em Brasília. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Conforme a pesquisa, a maioria dos eleitores de Ibaneis é formada por homens (41%), brancos (40%) e evangélicos (43%). Entre as mulheres, ele tem 36% das intenções de voto.

Paulo Octávio (PSD) e Leila do Vôlei (PDT) ficam empatados em segundo lugar, com 8% das intenções de voto femininos cada um. Segundo a pesquisa, 19% das mulheres anulariam o voto, ou votariam em branco, enquanto 12% não responderam ou disseram não saber em quem votar.

Entre os homens, 19% informaram não saber em quem votariam e 7% não responderam.

Veja abaixo detalhamento do perfil dos eleitores do DF por idade, sexo e escolaridade, segundo a pesquisa do Ipec:

Tabela com perfil dos entrevistados na pesquisa do instituto Ipec para o governo do DF — Foto: Ipec/Reprodução

Tabela com perfil dos entrevistados na pesquisa do instituto Ipec para o governo do DF — Foto: Ipec/Reprodução

Perfil do eleitor do DF por idade, renda, raça e religião

 

A maior parte dos entrevistados pelo Ipec, em Brasília, tem entre 45 a 59 anos – 37% votariam em Ibaneis Rocha, 11% em Paulo Octávio, 9% em Leila Barros, 7% em Izalci, 4% em Leandro Grass (PV). Um total de 2% votariam em Keka Bagno (PSOL) e o mesmo índice aparece como intenção de voto em Rafael Parente (PSB).

Dentre os 1,2 mil entrevistados, 515 tem curso superior completo, sendo que 38% pretendem votar em Ibaneis. Leila Barros e Paulo Octávio ficam empatados em 2º lugar, com 8% das intensões de voto cada um.

Entre os evangélicos, 43% votariam em Ibaneis, 9% votariam em Paulo Octávio e 17% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. Entre os católicos, 41% declararam ter intenção de votar em Ibaneis, 1% em Paulo Octávio, 8% em Leila e 6% em Izalci. 18% responderam que votariam nulo ou em branco (veja tabela completa abaixo).

Pesquisa do instituo Ipec com perfil dos eleitores entrevistados no DF — Foto: Ipec/Reprodução

Pesquisa do instituo Ipec com perfil dos eleitores entrevistados no DF — Foto: Ipec/Reprodução

Entre os entrevistados, 727 se consideram pretos ou pardos. Destes, 38% tem intensão de votar em Ibaneis, 9% em Paulo Octávio e 8% em Leila Barros. Em seguida estão os candidatos Izalci com 5%, Leandro Grass com 3%, Keka Bagno e Leandro Parente com 2% e Lucas Salles com 1% das intensões de voto.

Entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos, Ibaneis lidera a pesquisa, com 40% das intensões de voto. Depois vem Paulo Octávio (8%) e Leandro Grass (7%). Segundo a pesquisa, Leila Barros fica com 6% das intenções de voto de quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos, e Izalci aparece com 5%.

Os candidatos Renan Arruda (PCO), Robson da Silva (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB) não pontuaram. Coronel Moreno (PTB) não tinha sido lançado quando a pesquisa foi feita. (G1)

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore