Hoje, 14h, o PSD-DF realiza sua convenção, para confirmar o nome de Paulo Octávio como candidato ao GDF. O acesso ao Brasília Palace será livre, sem necessidade de credenciamento.
Inaugurado em 30 de junho de 1958, o Brasília Palace Hotel (foto) é um dos símbolos da capital. Na tarde desta sexta-feira (5), ele vai abrigar a convenção do PSD-DF, mesmo partido com o qual JK concorreu à Presidência da República e transformou o Brasil, desenvolvendo o País em 50 anos durante seus cinco de mandato. Em sua trajetória, ele saiu de o lugar mais desejado da cidade aos escombros, voltando a viver dias de glória após sua reconstrução pela PaulOOctávio.
Planejado desde outubro de 1956 por JK e Oscar Niemeyer e executado a partir de setembro de 1957, o hotel recebeu, nos primeiros anos da construção, jornalistas, fotógrafos, autoridades e empresários que aqui vinham conhecer a maior epopeia do Século XX. Só o presidente tinha três apartamentos reservados para hospedá-lo e a seus convidados. Com isso, o Brasília Palace Hotel concentrava a elite política e econômica e o poder em si.
Cenas históricas ocorreram no Brasília Palace. Foi ali que, em frente ao painel de Athos Bulcão, que JK ouviu, com o coração na mão, a narração da final da Copa de Mundo de 1958, terminada com o triunfo do Brasil sobre a Suécia por 5 x 2, consagrando o gênio-menino de Pelé. Também foi no bar do hotel que Tom Jobim e Vinícius de Moraes tocaram, pela primeira vez, a música “Água de Beber”, composta a partir do ruído delicioso de um córrego que fica atrás do Catetinho.
Por anos, as principais celebrações da cidade ocorriam ali. Bailes de Carnaval e Réveillon na boate Golden Room, banquetes, concurso de Miss Brasília… Mas a história sofreria um baque há 44 anos, na madrugada de 5 de agosto de 1978, quando um curto-circuito causou um incêndio devastador. Embora sem vítimas, a toda a estrutura foi destruída e o descasou tomou conta do espaço.
Por 20 anos, sobrou abandono em um lugar tão histórico. Mato alto, painéis de Athos Bulcão pichados, azulejos roubados. O Brasília Palace foi invadido por usuários de drogas e desabrigados. Mas, em junho de 1997, o GDF abriu licitação para a reconstrução do espaço. Vencedora, a PaulOOctávio reconstruiu o projeto da forma original, com acompanhamento do escritório de Oscar Niemeyer, reinaugurando-o em 2006.
Exatos 44 anos depois de sua destruição, o hotel recebe, hoje, nova festa do PSD. A história volta a se reconstruir.