A presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Arlete Sampaio (PT), cobrou que a Secretaria de Saúde atue para adquirir testes e vacinas contra “monkeypox”, a varíola dos macacos, que já conta com cerca de uma centena de casos suspeitos na região.
Para a deputada, o surto é preocupante e demanda atenção imediata do setor público para controlar a disseminação da varíola. Em ofício encaminhado à Secretaria de Saúde do DF, Arlete Sampaio também cobrou a realização de campanhas publicitárias para conscientizar as pessoas sobre a doença para evitar a propagação. A parlamentar também pede a capacitação dos profissionais de saúde para identificar, isolar e acompanhar contatos, além de orientações sobre tratamento e vacinas disponíveis, além da criação de protocolos clínicos para manuseio dos pacientes.
Até a segunda-feira (1), o GDF confirmou 38 infectados em Brasília. Há, ainda, 97 casos suspeitos na capital federal. De acordo com o Ministério da Saúde, são 1.369 casos da varíola dos macacos confirmados no Brasil.