Durante a convenção do MDB-DF, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o nome do governador Ibaneis Rocha foi oficializado como candidato à reeleição. A vice na chapa é a deputada federal, Celina Leão (PP). A senadora da chapa de Ibaneis será a ex-ministra e deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), mulher do ex-governador José Roberto Arruda. A convenção foi uma tríplice reunião com o MDB, PP e PL
O encontro contou com a presença do ex-presidente da República, Michel Temer, a quem Ibaneis agradeceu por “tudo que fez pelo país para que o presidente (Jair Bolsonaro) pudesse assumir de forma tranquila, o seu mandato”. Minutos antes, Temer elogiou Ibaneis, mas foi vaiado.
Ainda durante seu discurso, o governador Ibaneis Rocha disparou contra as gestões do petista Agnelo Queiroz (PT) e de Rodrigo Rollemberg (PSB). E para deixar mais claro o que muita gente acha das gestões dos ex-governadores, o governador garantiu que “José Roberto Arruda – provável candidato a deputado federal nas eleições de outubro – foi o último governador que o DF teve. Depois disso, foi um período de trevas”.
Durante a convenção, o ex-governador José Roberto Arruda, que será candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados, fez um apelo a Ibaneis por uma aliança com o ex-senador e empresário Paulo Octávio, que lançou seu nome para o GDF no sábado (30). “Que até o dia 5 (de agosto, data final para a realização de convenções) use a sua habilidade para trazer Paulo Octávio”, sugeriu.
Prazos
Os partidos têm até o dia 5 de agosto para deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e distritais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.