Vinte anos depois de ser eleito ao Senado pelo DF, com 535.707 votos, o empresário Paulo Octávio experimenta uma ascensão eleitoral nas pesquisas de opinião. De acordo com o levantamento publicado nesta terça-feira (19) pelo portal Metrópoles, o nome do presidente regional do PSD-DF aparece tecnicamente empatado com a segunda colocada, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF).
A pesquisa IDEIA/Metrópoles ouviu 1.200 pessoas entre os dias 13 e 17 de julho, e o nome de Paulo Octávio (PSD) tem 11% das intenções de voto, contra 14% de Damares. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, os dois estão em empate técnico. A líder do levantamento foi a deputada federal e também ex-ministra Flávia Arruda (PL), com 23% das intenções.
Paulo Octávio é o único nome entre os três primeiros colocados que não integrava o ministério de Jair Bolsonaro (PL). Damares era a titular do poderoso Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, responsável por políticas públicas importantes. Já Flávia Arruda, além de ter presidido a Comissão de Orçamento, foi ministra do Governo Bolsonaro e teve forte articulação com o Congresso.
Pesam a favor do empresário dois importantes pontos: sua capacidade de realização como empreendedor, pois comanda a maior holding da capital federal, e seu recall positivo dos tempos de parlamentar, época em que foi, por várias vezes, um dos mais influentes congressistas do País. Isso em uma eleição com quase 39% dos entrevistados indecisos em relação ao candidato ao Senado pode ser decisivo, ou seja, a campanha ainda está em aberto.
A tendência vista na pesquisa Ideia/Metrópoles reduz a vantagem das líderes para Paulo Octávio. Em 13 de junho, por exemplo, pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09171/2022, colocava PO com 11,4% das intenções de voto. Neste caso, os adversários seriam Reguffe (União Brasil) e Damares, ambos com 21,4%. Com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, o levantamento poderia indicar uma distância menor, na casa dos cinco pontos de diferença. Já a pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pelo Correio Braziliense, registrada na Justiça Eleitoral, com o número DF-05367/2022 e divulgada em 16 de junho, colocava Flávia Arruda na frente, com percentuais que variavam de 34% a 31,3%, com Damares, Reguffe e Paulo Octávio (PSD) em empate técnico.
Essa evolução nas intenções de voto para Paulo Octávio, somadas a seu trânsito em todos os partidos que disputam eleições majoritárias, o colocam como um interessante parceiro. Leila do Vôlei (PDT) e membros da executiva regional do PT já o procuraram para compor a chapa. O governador Ibaneis Rocha (MDB), embora tenha oficializado Damares Alves como sua candidata, pode ceder a uma composição. E José Roberto Arruda, que ainda não definiu se virá candidato e a que cargo, também cogita uma chapa com Paulo Octávio como senador. (GPS)