Paulo Octávio desponta como terceira via no Senado

Vinte anos depois de ser eleito ao Senado pelo DF, com 535.707 votos, o empresário Paulo Octávio experimenta uma ascensão eleitoral nas pesquisas de opinião. De acordo com o levantamento publicado nesta terça-feira (19) pelo portal Metrópoles, o nome do presidente regional do PSD-DF aparece tecnicamente empatado com a segunda colocada, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF). 

A pesquisa IDEIA/Metrópoles ouviu 1.200 pessoas entre os dias 13 e 17 de julho, e o nome de Paulo Octávio (PSD) tem 11% das intenções de voto, contra 14% de Damares. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, os dois estão em empate técnico. A líder do levantamento foi a deputada federal e também ex-ministra Flávia Arruda (PL), com 23% das intenções.

Paulo Octávio é o único nome entre os três primeiros colocados que não integrava o ministério de Jair Bolsonaro (PL). Damares era a titular do poderoso Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, responsável por políticas públicas importantes. Já Flávia Arruda, além de ter presidido a Comissão de Orçamento, foi ministra do Governo Bolsonaro e teve forte articulação com o Congresso.

Pesam a favor do empresário dois importantes pontos: sua capacidade de realização como empreendedor, pois comanda a maior holding da capital federal, e seu recall positivo dos tempos de parlamentar, época em que foi, por várias vezes, um dos mais influentes congressistas do País. Isso em uma eleição com quase 39% dos entrevistados indecisos em relação ao candidato ao Senado pode ser decisivo, ou seja, a campanha ainda está em aberto.

A tendência vista na pesquisa Ideia/Metrópoles reduz a vantagem das líderes para Paulo Octávio. Em 13 de junho, por exemplo, pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09171/2022, colocava PO com 11,4% das intenções de voto. Neste caso, os adversários seriam Reguffe (União Brasil) e Damares, ambos com 21,4%. Com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, o levantamento poderia indicar uma distância menor, na casa dos cinco pontos de diferença. Já a pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pelo Correio Braziliense, registrada na Justiça Eleitoral, com o número DF-05367/2022 e divulgada em 16 de junho, colocava Flávia Arruda na frente, com percentuais que variavam de 34% a 31,3%, com Damares, Reguffe e Paulo Octávio (PSD) em empate técnico.

Essa evolução nas intenções de voto para Paulo Octávio, somadas a seu trânsito em todos os partidos que disputam eleições majoritárias, o colocam como um interessante parceiro. Leila do Vôlei (PDT) e membros da executiva regional do PT já o procuraram para compor a chapa. O governador Ibaneis Rocha (MDB), embora tenha oficializado Damares Alves como sua candidata, pode ceder a uma composição. E José Roberto Arruda, que ainda não definiu se virá candidato e a que cargo, também cogita uma chapa com Paulo Octávio como senador. (GPS)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore