ARN (Agência Regional de Notícias) – O candidato da Liga de Governadores Anticorrupção, Rodolfo Hernández, aceitou neste domingo a derrota eleitoral no segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia e parabenizou o novo presidente do país, o esquerdista Gustavo Petro, do Pacto Histórico.
Com um pequeno vídeo que carregou em sua conta no Twitter, Hernández reconheceu que a maioria dos cidadãos escolheu “outro candidato”. “Aceito o resultado como deve ser se queremos que nossas instituições sejam firmes. Espero sinceramente que esta decisão que tomaram seja benéfica para todos”, enfatizou o candidato.
Petro venceu as eleições com 50,48% dos 99,67% dos votos contados na pré-contagem, enquanto Hernández alcançou 47,26%, segundo dados de pré-contagem do Registro Colombiano.
Além de aceitar a derrota, Hernández desejou a Petro que “saiba liderar o país” e pediu que ele fosse “fiel com seu discurso anticorrupção”.
“Muito obrigado a todos os colombianos por terem aceitado minha proposta, mesmo que tenha sido o perdedor”, concluiu o engenheiro.
No anterior, as pesquisas para este segundo turno presidencial marcaram um cenário bastante equilibrado. No primeiro turno, Petro obteve 40,3% dos votos, seguido por Hernández, que recebeu 28,1%.
A presença de Hernandez na votação foi uma surpresa, já que tudo estava pronto para que o candidato de direita apoiado pelo governo, Federico Gutiérrez, concorresse com Petro. Hernández vinha crescendo nas pesquisas desde o início de maio e foi o suficiente para superar Gutiérrez.