Após rompimentos, Bombeiros monitoram dez barragens na Bahia

Os rompimentos das barragens em Itambé, Vitória da Conquista e Jussiape, na Chapada Diamantina, ligaram um sinal de alerta para o Corpo de Bombeiros da Bahia, que passou a monitorar outras dez barragens no estado, que podem sofrer com as fortes chuvas que atingem a Bahia durante todo o mês de dezembro.

“Em alguns locais, não houve rompimento, mas a água da barragem transbordou. Então, retiramos famílias de suas residências de forma a protegê-las”, disse ao Globo, o coronel Jadson Almeida, assistente do comando-geral do CBMBA,”A informação que temos é que é uma situação que não ocorre há 32 anos. Eu nunca vi isso na carreira, um volume tão grande de chuva atingindo tantas cidades ao mesmo tempo”, acrescentou.

Os municípios mais afetados foram Itabuna, Ilhéus, Itabela, Jucuruçu, Itororó, Itamaraju, Milagres, Mutuípe, Prado, Ubatã, entre outras. Ao todo, 72 cidades baianas estão em situação de emergência.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Do total, 58 deles estão também em situação de crise por conta das enchentes. (A Tarde)

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore