Represa se rompe na Alemanha, levando à evacuação de cerca de 700 pessoas

Uma represa no rio alemão de Rur se rompeu na sexta-feira (16) à noite, não resistindo à acumulação de água resultante das chuvas causadas pelo ciclone Bernd, provocando a evacuação de cerca de 700 moradores da região, disse o governo da região de Colônia, Alemanha.

Pelo menos 110 pessoas na Alemanha e na Bélgica morreram devido às inundações após o equivalente a dois meses de chuva ter caído em dois dias.

Mais de 1.300 pessoas na Alemanha estão desaparecidas.

Um funcionário alemão disse que a crise climática “não é mais abstrata. Estamos a vivenciando de perto e dolorosamente”.

A emissora WDR comunicou na sexta-feira (16) que a possível causa do rompimento é que as comportas da barragem do lado dos Países Baixos, onde o Rur desagua no rio Mosa, perto da cidade de Roermond, estavam fechadas, levando ao recuo da massa de água.

A água agora ameaça a cidade de Wassenberg, na parte oeste do estado da Renânia do Norte-Vestfália, informaram as autoridades alemãs. Bombeiros referiram que voluntários tentam conter a água da represa com milhares de sacos de areia, no entanto, a estrutura está completamente afetada. Foi criado um abrigo de emergência em uma escola, mencionou na sexta-feira (16) a revista Stern.

Estas imagens de drones mostram a extensão da devastação de chuvas recordes em áreas da Bélgica e da Alemanha. Pelo menos 42 pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas.

O ciclone Bernd desde segunda-feira (12) levou a fortes chuvas e inundações, causando pelo menos 133 mortes na Alemanha, das quais 43 foram na Renânia do Norte-Vestfália, enquanto as restantes 90 ocorreram na Renânia-Palatinado. Além disso, a polícia da cidade de Coblença relatou um total de 618 feridos.

Tratam-se das inundações mais mortíferas da Alemanha desde 1962, quando mais de 300 pessoas perderam a vida em Hamburgo, a segunda maior cidade do país, devido à subida das águas. (Sputnik\0

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore