Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br) –
Único parlamentar a denunciar a formação de cartel de postos de gasolina no DF, o deputado Chico Vigilante (PT-DF) volta a carga. Desta vez o parlamentar critica o abuso nos preços dos combustíveis via margem de lucro dos donos dos postos de combustíveis. O parlamentar chega a classificar a armação como “um verdadeiro assalto ao consumidor”. Para tentar corrigir a enganação aos consumidores, o deputado apresentou um projeto para a fixação de placas nos postos com os valores dos preços dos combustíveis. A impressão que se tem é que o cartel continua em ação, mas usando novas práticas.
Sem retorno
Em algumas rodas de política do DF se fala muito na volta do ex-deputado Joe Valle ao tabuleiro político do DF. Só que pessoas próximas ao empresário garantem que Joe não tem qualquer intenção de retornar a política. “Ele está muito bem com sua vida empresarial e nem pensa no assunto”, diz uma pessoa próxima do ex-deputado. Aguardemos…
Eleição OAB
Começa quente a disputa pelo comando da OAB-DF. Com a eleição prevista para novembro, diversos grupos já começam a colocar o bloco divulgando suas plataformas. Embora tenha prometido não concorrer à reeleição, o atual presidente, Délio Lins e Silva, faz movimentos que indicam o contrário.
Ambulância
A Câmara Legislativa do DF doou uma ambulância usada, único veículo para atendimento médico da Casa, para a Secretaria de Saúde usar no atendimento à população no combate a pandemia. Apesar de ser um mero factoide, o gesto é nobre. Talvez a Câmara pudesse se envolver mais em campanhas para ajudar a população carente do DF.
Homenagem a Roriz
A inauguração pelo governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) do Complexo Viário Governador Roriz na saída norte de Brasília, é uma justa homenagem ao ex-governador Joaquim Roriz, que governou o DF por quatro vezes. Só para lembrar o ex-governador ficou conhecido como o criador de várias cidades e de ter remodelado o trânsito de Brasília com a construção de vários viadutos. Detalhe: Roriz foi o único governador a ser reeleito até o momento no DF.
Senado ou Câmara?
Pesquisas que circulam de mão em mão na cidade dão conta que o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) está muito bem posicionado para uma vaga ao Senado. Só que o seu desejo é ser o deputado federal mais votado do DF nas eleições e 2022.
Candidatura
Nos bastidores o comentário geral é de que a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) estaria trabalhando para uma possível candidatura ao Palácio do Buriti nas eleições de 2022. Outro ponto é que a parlamentar estaria pensando em sair do Cidadania.
BRB em alta
O Banco de Brasília (BRB) vive um bom momento. No primeiro trimestre o banco registrou um crescimento de 9% com um lucro líquido de R$ 117 milhões. O produto Nação BRB FLA já chegou a 550 mil contas e está presente em 39 países. A fase é tão boa que o banco encerrou o trimestre com quase 1 milhão de clientes, o que representa um crescimento de 47%.
Diálogo
Quem imaginou que o PT já havia desistido de conversar com o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, se enganou. O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, diz que o PT não desistiu de dialogar com Ciro. E arremata: “é preciso uma aliança para derrotar Bolsonaro”. Só que Ciro Gomes não parece muito interessado.
Indenização
O ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE) ganhou uma ação por danos morais do ex-ministro Ciro Gomes, possível candidato do PDT à presidência da República em 2022. O valor da indenização é de R$ 100 mil reais por ofensas feita por Ciro a Eunício nas redes sociais. O ex-senador diz que fará doação o dinheiro para instituições de combate às drogas. Ciro ainda por recorrer.