Ibaneis diz que comércio deve ser retomando com pelos menos um turno

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (18), que as medidas de restrição no comércio do Distrito Federal podem ser flexibilizadas a partir da próxima semana. No entanto, segundo o governador, a limitação de horário na retomada das atividades deve permanecer. “A gente tem uma perspectiva de retornar na próxima semana, nem que seja com uma carga horária menor, pra que a gente tenha pelo menos um turno de funcionamento”, diz Ibaneis. Informações do G1.

A declaração ocorreu durante cerimônia de início das obras de melhorias no Parque da Cidade, nesta manhã. Ibaneis também afirmou que estuda incluir dentistas e farmacêuticos na campanha de vacinação, a partir da próxima semana (saiba mais abaixo).

Sem detalhar as regras de reabertura no comércio, o governador ressaltou que as mudanças dependem da redução das taxas de transmissão do novo coronavírus. “Nós vamos analisar primeiro os números, vamos nos reunir com a Secretaria de Saúde, com a Codeplan [Companhia de Planejamento do DF], com todos os técnicos, pra saber a segurança dessa reabertura”, disse.

A taxa de transmissão do novo coronavírus é calculada a partir do número de novos casos confirmados, considerando a data do início dos sintomas. Quando o índice está acima de 1 significa tendência de crescimento e aceleração do contágio.

No dia 8 de março, quando o toque de recolher de 22h às 5h foi decretado no DF, a taxa de transmissão estava em 1,32. Segundo Ibaneis, o índice caiu para 0,99 nesta quarta-feira (17).

O governador atribuiu a redução do contágio às restrições na circulação. “É sinal de que as nossas medidas têm tido efeito, em especial aquela do toque de recolher”, afirmou.

Vacinação

Questionado sobre a ampliação da campanha de vacinação da Covid-19 no DF, Ibaneis afirmou que a intenção do governo é iniciar a imunização de pessoas com 70 a 71 anos na próxima semana. A medida, no entanto, depende da chegada de novo lote de vacinas.  “Existe uma previsão para a semana que vem de entrega de 70 a 80 mil doses”, diz Ibaneis.

O governador afirmou ainda que pretende destinar de 5% a 50% do novo lote para a imunização de dentistas e farmacêuticos. Nesta quinta, idosos com 72 e 73 anos começaram a ser imunizados em Brasília. Os atendimentos ocorrem em 42 postos de vacinação e 14 pontos drive-trhu. Não é necessário o agendamento.

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore