Levantamento apresenta dados informados pelos municípios goianos. Goiás já recebeu 278.480 doses, sendo 212.980 da CoronaVac e 65,5 mil da AstraZeneca.
Levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) mostra que 75.496 goianos receberam doses de vacinas contra a Covid-19 até esta sexta-feira (29). A quantidade foi aplicada em onze dias, desde o início da campanha. O estado recebeu 278.480 doses, sendo 212.980 da CoronaVac e 65,5 mil da AstraZeneca.
Destas, foram distribuídas 155.780 doses, sendo 90.280 da CoronaVac e todas as doses da AstraZeneca. Goiás tem 7,1 milhões de habitantes, segundo o IBGE.
As informações foram consolidadas com base nos dados encaminhados pelos municípios à Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás.
Segundo a pasta, a divisão entre os 246 municípios goianos foi realizada de acordo com a quantidade de moradores que integram a primeira fase. O critério usado foi baseado nas campanhas de vacinação mais recentes.
Veja quem pode tomar a 1ª dose da vacina:
- Trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus: 77.549;
- Pessoas com 60 anos ou mais que estão em asilos, instituições psiquiátricas ou similares: 8.828;
- Pessoas com deficiência que estão em asilos, instituições psiquiátricas ou similares: 475;
- Indígenas vivendo em aldeias: 320.
1ª vacinada em Goiás
Uma moradora de um abrigo de idosos foi a primeira goiana a receber a vacina contra a covid-19 em Goiás. A dose foi aplicada pelo próprio governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, em 18 de janeiro, na unidade de saúde do Residencial Leblon, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Maria Conceição da Silva, de 73 anos, tem seis filhos e trabalhou como doméstica e gari.
A idosa tem problemas de hipertensão e ficou cega de um olho. “Não doeu nada. Esperei muito tempo por essa vacina. Eu estava ansiosa. Isso vai dar força para todas e todos. Quando todo mundo estiver imunizado, aí será alegria para mim. Enquanto não for, eu não tenho muita alegria. Não basta só eu, tem que ser todos”, disse a idosa.
1ª profissional da saúde a ser vacinada em Goiás
A técnica de enfermagem Paulete Pereira dos Santos, de 50 anos, foi a primeira profissional de saúde de Goiás a receber a vacina contra o coronavírus, também na segunda-feira (18).
Paulete Pereira trabalha no HCamp há 10 meses. Ela atua no pronto socorro em plantões de 12 horas diários. A profissional não teve Covid-19, segundo o hospital, e já fez cinco testes para detectar a doença.
“Me sinto muito honrada em receber a primeira dose. Sou a favor da vacina e da ciência”, disse Paulete Pereira.