O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou, nesta terça-feira (1°), um decreto que restringe o horário de funcionamento de bares e restaurantes da capital. Agora, os estabelecimentos devem encerrar as atividades às 23h. Após flexibilizar as medidas de prevenção do novo coronavírus, essa é a primeira ação do Executivo que retoma restrições. O anúncio foi feito um dia após a Secretaria de Saúde fazer alerta sobre uma possível segunda onda de Covid-19. Informações do G1 e TV Globo.
“Temos que manter a atenção e evitar o pior”, disse Ibaneis.
Horas antes da publicação do novo decreto, o governador afirmou que as medidas restritivas são necessárias, principalmente, em bares, “onde temos visto uma aglomeração muito grande”. A declaração foi dada durante a assinatura do decreto que aprova o projeto urbanístico de regularização da URB 5 do Setor Habitacional Arniqueira.
“Esse final de semana coloquei as equipes do DF Legal para visitarem vários locais e vimos um número elevado de autuações nesses locais [bares]”, disse.
“Ou eles [empresários] partem para nos ajudar nesse trabalho de conscientização, ou, infelizmente ou felizmente, porque tenho que cuidar da saúde da população, vou ter que encerrar o expediente desses locais mais cedo e implementar restrições à quantidade de pessoas”, afirmou o governador.
Até a noite desta segunda-feira (30), a capital registrava 3.930 óbitos por Covid-19 e 229,1 mil infectados.
Alerta de segunda onda
Nesta segunda-feira (30), devido ao aumento da taxa de transmissão do novo coronavírus, o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que a pasta trabalha com a possibilidade de uma segunda onda da Covid-19.
De acordo com o chefe da pasta, o nível de reprodução do novo coronavírus está em 1,3 no Distrito Federal, ou seja, 100 pessoas podem contaminar 130. Quando esse índice está acima de um, significa que a pandemia está em crescimento.
Secretaria de Saúde alerta para a segunda onda da Covid no DF
Okumoto atribui o aumento da taxa de reprodução, que estava abaixo de um, em outubro, ao descumprimento das medidas sanitárias por parte da população, “principalmente dos jovens”.
VÍDEOS: veja os destaques do G1 em 1 Minuto Distrito Federal