Fenômeno eleitoral em Goiás

 CARLOS HONORATO  (pontofinal@carloshonorato.com.br)

O prefeito reeleito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) é proporcionalmente o novo fenômeno eleitoral das eleições municipais de 2020. Pela apuração do TSE, o prefeito conseguiu 95,81% dos votos (197.491). A segunda colocada foi Márcia Caldas (Avante) conseguiu ter apenas 3,02% dos votos (6.235). O comparecimento às urnas foi de 229.049 eleitores. A expressiva vitória já coloca Mendanha no radar do MDB goiano como umas grandes promessas para as futuras eleições e até mesmo para 2022 para uma disputa com o governador Ronaldo Caiado (DEM). Feliz com a vitória, Mendanha diz que “as pesquisas indicavam desde o início a nossa vitória e que a votação seria histórica. Os números das urnas são resultado do trabalho que todos nós da administração realizamos nesses quatro anos, dando sequência à ótima gestão do prefeito Maguito Vilela”. 

Centrão forte

O Centrão comemora o bom desempenho nas eleições municipais. Os dez partidos que integram o Centrão conseguiram sair das urnas com 887 prefeituras. A curiosidade é que o PSL, o ex-partido de Bolsonaro, sai da eleição bem menor. É bom lembrar que o PSL ganhou R$ 5,7 milhões a mais do fundo eleitoral após o TSE revisar a distribuição dos R$ 2 bilhões de recursos públicos para as campanhas eleitorais.

Equivocado

Dentro de sua visão equivocada do mundo que o cerca, o presidente Jair Bolsonaro disse no seu Twitter que a esquerda saiu derrotada do primeiro turno das eleições municipais. E mais: “a esquerda sofreu uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar”. 

Pergunta

Perguntinha feita por muitos políticos em relação ao segundo turno da eleição de São Paulo. Até que ponto o desembarque de Lula e do PT pode atrapalhar a campanha de Guilherme Boulos em São Paulo?

Procuradora

O presidente Jair Bolsonaro reconduziu a promotora de justiça Fabiana Costa Oliveira ao cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal. O decreto foi publicado na edição de hoje (16) o Diário Oficial da União. 

 

 

Fator Maguito  

Como já vinham apontando as pesquisas, o ex-governador Maguito Vilela (MDB) vai disputar o segundo turno em Goiânia com Vanderlan Cardoso (PSD), candidato do governador Ronaldo Caiado a Prefeitura de Goiânia. Só que o MDB terá que administrar um problema sério: Maguito está internado com covid-19 há quase um mês no Hospital Albert Einstein e não tem previsão de saída. A notícia ruim foi de que o candidato voltou a ser intubado.

 

 

 

Sem surpresa

A esperada reviravolta na eleição para a prefeitura de Santo Antônio do Descoberto (Entorno do DF) não aconteceu. O prefeito Aleandro Caldato (DEM) foi reeleito com 12.228 votos. O segundo colocado foi o empresário André do Premium (MDB) com 10.011 votos, que era considerado o favorito. 

Luziânia

O deputado estadual Diego Sorgatto (DEM), primo do atual prefeito Cristovam Tormin, que não o apoiou, foi eleito prefeito de Luziânia com 48.061 votos. Em segundo lugar ficou Wilde Cambão (PSD) com 16.278 votos. A cidade de Luziânia, terra de Joaquim Roriz, é a cidade com maior número de eleitores no do Entorno de Brasília.

Paco comemora

O vice-governador do DF, Paco Brito, está comemorando a eleição do Professor Edson como o novo prefeito de Cabeceira Grande, na região do Entorno. É a primeira vez que o Avante consegue eleger um prefeito na região. 

 

Valparaíso  

Sempre a frente das pesquisas como favorito à reeleição, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), conquistou o segundo mandato com 29.241 votos. A segunda colocada foi a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) com 20.559 votos. Ela teve o apoio do ex-governador Marconi Perillo. A curiosidade é que Mossoró, que teve o apoio dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Ibaneis Rocha (DF) era do PSDB, mas desembarcou no MDB porque Lêda ameaçou não lhe dar legenda para disputar a reeleição.

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore