Pensão para vítimas do trânsito

CARLOS HONORATO 

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) quer uma pensão vitalícia às vítimas de crimes de trânsito ou às suas famílias, em caso de morte, a ser paga pelo autor do crime.  A legislação prevê indenização, além das despesas do tratamento, com pensão correspondente à importância do trabalho para o qual se inabilitou, podendo ser paga de uma única vez. A parlamentar explica que a proposta é que o “o causador do dano, além das penas já previstas no Código de Trânsito Brasileiro, indenize as famílias do ofendido, com o pagamento de pensão vitalícia”.

 Fundo de tratamento  

O deputado Luiz Miranda (DEM-DF) defende que 30% da arrecadação das multas de trânsito seja destinada a um fundo – ainda a ser criado – para custear o tratamento de vítimas de trânsito, inclusive em clínicas e hospitais particulares. No projeto do parlamentar consta a criação do Fundo de Assistência Hospitalar a Vítimas de Acidentes de Trânsito (Funaht). O parlamentar explica que “o objetivo é ampliar as fontes de financiamento para o atendimento da população nos hospitais e clínicas”.

Desafio

O ex-deputado distrital Raimundo Ribeiro não terá missão fácil na presidência da Adasa. Isto porque o órgão é muito distante da sociedade e o pior: só aparece quando estabelece o reajuste das tarifas da Caesb. A esperança é que Ribeiro dê novos rumos ao órgão em função de sua larga experiência política. O atual presidente é ligado ao ex-governador Rodrigo Rollemberg e teve uma lamentável atuação no racionamento de água em 2017/2018.

 

Volta as aulas

Com a suspensão pelo Tribunal de Justiça do DF da liminar da volta das aulas presenciais seria bom que o assunto ficasse para março de 2021. Pelo Instagram, o secretário de Educação, Leandro Cruz, mandou um recado: “Estamos preparando a volta presencial para março de 2021, conforme planejamos, seguimos com o objetivo de oferecer aos nossas estudantes aulas mediadas por tecnologias e materiais impressos”.

 

 

Afastado

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) precisará ficar afastado das atividades parlamentares pelo menos até o próximo sábado (31). O parlamentar se sentiu mal e, no início da manhã, procurou a emergência do hospital DFStar. Foi constatada uma severa infecção na tireóide. Eduardo precisou ser internado e no momento está sendo medicado e passando por exames.

 

Atritos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, continua criando atritos com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Guedes não entendeu que Maia é seu aliado e não seu adversário. Alguns aliados de Maia dizem que o ministro só vai entender isso da forma mais difícil.

Vacinação

Sumido da mídia, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou projeto criando sanções a quem se recusar a tomar vacina contra covid-19. As penalidades são as mesmas do Código Eleitoral a quem não vota. O parlamentar alerta que “é preciso cuidado com a possibilidade de que haja brasileiros que venham a se recusar à vacinação, seja por razões religiosas, filosóficas ou o que seja! ”. 

Coalizão

Em entrevista à agência de notícias alemã DPA, o ex-presidente Lula defende ampla coalizão contra Bolsonaro em 2022. E mais: “O que eu quero, como candidato ou como apoiante de um candidato, é ajudar a vencer o atraso que se criou no Brasil. Podemos ter uma ampla coalizão contra o Bolsonaro em 2022 para recuperar os direitos do povo brasileiro”.

Terracap

Aberto mais um edital de licitação de imóveis Terracap. Existem opções para todos os tipos de orçamento.  Pequenos investidores podem iniciar ou ampliar o próprio negócio. São 122 lotes disponíveis nos quatro cantos do DF.

Pro 60+

Uma boa notícia. A Câmara Legislativa alterou o Regimento Interno e criou a Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o nome de Pro 60+, o novo órgão irá contribuir para a formulação de políticas públicas para a terceira idade, garantir aplicação do Estatuto do Idoso no DF, além de receber e investigar denúncias de violações de direitos.

 

 

Momento delicado 

Os próximos dias serão decisivos para a campanha do candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), que lidera a corrida eleitoral em algumas pesquisas. O momento é delicado, pois o candidato foi removido ontem para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para continuar o tratamento do coronavírus. Segundo o pneumologista Marcelo Rabahi, Maguito está com nível crítico de oxigenação e tem entre 50% e 75% dos pulmões comprometidos.

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore