CARLOS HONORATO (pontofinal@carloshonorato.com.br)
O grupo de base do PSD-DF trabalha para que o presidente regional do partido, empresário Paulo Octávio seja candidato ao Senado na próxima eleição. No mesmo pacote está o ex-deputado Rogério Rosso, que seria candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Pelo visto a proposta agrada aos dois.
E o Reguffe?
Uma grande incógnita para as eleições de 2022 é o senador Reguffe (Podemos). Depois de grandes vitórias para deputado federal e senador, Reguffe poderá disputar novamente o Senado, o GDF, a Presidência da República ou nada. Com a palavra o senador Reguffe…
De volta
O atual deputado Tadeu Filippelli (MDB) aproveita o exercício de mandato para retornar as ruas do DF para se cacifar na disputa de uma outra vaga nas eleições de 2022.
FHC e o teto
Em artigo publicado no Estadão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, defende a flexibilização do texto de gastos, mas com ajuste fiscal. E diz mais: “Compreendo as aflições do governo: quer logo um plano para aliviar o sofrimento popular e não quer cortar gastos. É difícil mesmo. Mas assim não dá: ou bem se ajusta o orçamento aos tempos bicudos que vivemos ou, pior, voltarão a inflação e o endividamento, e, quem sabe, as taxas de juros de longo prazo continuarão a subir… Melhor nem falar”.
Detran
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa aprovou um projeto do deputado distrital Chico Vigilante (PT) que pode obrigar o Detran a divulgar um demonstrativo de arrecadação e destinação das multas e trânsito. O projeto ainda precisa de aprovação do plenário. A arrecadação dos valores das multas é vista como uma espécie de caixa preta nos últimos governos.
Polêmica
Até parece que o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, gosta de uma polêmica. Em relação a questão da Amazônia e do Pantanal, o general diz com todas as letras que o governo ainda “não teve tempo” para cuidar das duas questões. Para alguns ambientalistas trata-se de uma provocação.
“Rachadinha” I
O Sindicato dos Servidores da CLDF e TCDF e outras organizações parceiras lançaram o Movimento Nacional contra a aprovação da PEC da Rachadinha, também conhecida como PEC da Reforma Administrativa (30/2020). A ideia de mobilização é utilizar as redes sociais, a imprensa e recursos de publicidade para conscientizar a população, trabalhadores e parlamentares sobre os riscos que essa iniciativa como ferramenta de desmonte do serviço público nacional além de ampliar os caminhos para a prática da corrupção no País.
“Rachadinha” II
A campanha já está presente no Facebook, Instagram e Twitter e terá site (www.pecdarachadinha) que funcionará como central de argumentos publicado ainda na primeira quinzena deste mês. “Servidor concursado não participa de rachadinha”, lembra o presidente da entidade Jeizon Silverio. A campanha é tocada pela Deutsch Comunicação Estratégica.
Com Bolsonaro
Dois candidatos a prefeito de Manaus – deputado federal e vice-líder do governo no Congresso Nacional Alberto Neto, da coligação Aliança Por Manaus, e o coronel Menezes, do Patriotas – fazem questão de colocar o presidente Jair Bolsonaro como apoiadores de suas campanhas. O portal RealTime1 alerta que o abstrato apoio ainda não rendeu nada as campanhas eleitorais nem a Zona Franca de Manaus.
PSOL
Sem recursos e sonhando ser candidato a vereador pelo PSOL em Duque de Caxias (RJ), Wesley Teixeira conseguiu apoio de grandes capitalistas, tipo Armínio Fraga, da Gávea Investimentos, e ex-presidente do BC no governo de FHC. Também entrou na lista João Moreira Salles, do Conselho de Administração do Grupo Itaú Unibanco, além de Beatriz Bracher, escritora e herdeira do banco. Caso queira ser candidato, Wesley terá que devolver os R$ 75 mil arrecadados e que ferem o estatuto do partido.