CARLOS HONORATO (pontofinal@carloshonorato.com.br)
Com o presidente Jair Bolsonaro continua negando em público, mas admitindo no privado a volta da CPMF. Tanto que o líder do Governo na Câmara, Ricardo (foto) Barros (PP-PR) tenta convencer o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a aprovar o imposto digital (uma nova CPMF disfarçada). A ideia é criar o imposto com prazo de validade: 6 anos. O detalhe é que Bolsonaro já fechou o acerto com os líderes o Centrão.
Esquecer
O discurso de Jair Bolsonaro na ONU é algo para ser esquecido. A fala foi uma verdadeira volta aos anos 70. O deputado Alessandro Molon (PSB) foi cirúrgico nas críticas: “Bolsonaro na ONU mente sobre a trágica situação do Brasil. O fracasso no enfrentamento à pandemia e às queimadas no Pantanal e na Amazônia é o resultado da sua péssima condução do país”.
Código de Trânsito
A Câmara dos Deputados aprovou as modificações no Código de Trânsito Brasileiro, mas manteve a emenda que acaba com a pena alternativa para motoristas alcoolizados que causarem morte ou lesões corporais.
Tango argentino
Alguns petistas falam que o PT pode adotar a estratégia eleitoral usada na eleição da Argentina, onde Cristina Kirchner virou vice Alberto Fernández, que derrotou o presidente Mauricio. No caso do Brasil, o candidato seria Fernando Haddad e o vice o ex-presidente Lula, que ainda está inelegível.
Desemprego
Enquanto Jair Bolsonaro sonha com o segundo mandato, o IBGE mostra uma triste realidade: o Brasil fechou o mês de agosto com cerca de 12,9 milhões de desempregados. O lamentável é que são 2,9 milhões de desempregados a mais do que o registrado no começo de maio, um crescimento de 27,6% no período. A verdade é que o desemprego não dá para negar com fake news.
Polêmica
A regularização fundiária do Paranoá e Itapoã ainda vai gerar muita polêmica. Durante uma audiência pública na Câmara Legislativa do DF, a deputada Arlete Sampaio (PT) lembrou que antes da instalação de Brasília existiam fazendas que foram desapropriadas, sendo que nem todas compuseram um processo juridicamente perfeito, como os casos de escrituras que não foram devidamente lavradas e suscitaram questionamentos pelos antigos proprietários.
Setembro Amarelo
Nesta quinta-feira, às 17 horas, a prevenção ao suicídio – campanha Setembro Amarelo – será tema da Live CLDF, que terá a participação dos deputados Fábio Felix (PSOL), Rodrigo Delmasso (Republicanos) e Eduardo Pedrosa (PTC) e dos cidadãos pelo chat no canal da Casa no YouTube, o programa terá transmissão ao vivo pela TV Web CLDF.
Remédio
Uma boa notícia. O remédio mais caro do mundo, o Zolgensma – usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) – teve a isenção de ICMS aprovada pela Câmara Legislativa do DF. Segundo algumas cotações, o remédio custa algo em torno de 2 milhões de dólares.
Neutralidade
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, recebeu o candidato Maguito Vilela, mas não declarou o seu apoio ao colega de partido. A suposta neutralidade de Iris é vista como uma forma de não abrir divergência com o governador Ronaldo Caiado (DEM), que torcia pela candidatura à reeleição do atual prefeito.
Código de Trânsito
A Câmara dos Deputados aprovou as modificações no Código de Trânsito Brasileiro, mas manteve a emenda que acaba com a pena alternativa para motoristas alcoolizados que causarem morte ou lesões corporais.
Rejeição
Uma pesquisa do Instituto Pontual mostra que os ex-prefeitos Alfredo Nascimento (PL) com 15,9% e Amazonino Mendes (Podemos) com 17,7% lideram a corrida da rejeição nas eleições municipais de Manaus.