O Ministério Público de São Paulo realiza, na manhã desta segunda-feira (14), uma operação contra o PCC, facção que atua dentro e fora dos presídios do país. Ao todo, são cumpridos 12 mandados de prisão para suspeitos que estão nas ruas, e cerca de 50 mandados de busca e apreensão em São Paulo. Informações do G1.
Segundo o Ministério Público, a operação tem como objetivo a prisão dos criminosos que assumiram o controle da facção, depois que os principais chefes foram transferidos para presídios federais, em fevereiro de 2019. O comando da facção seria composto, segundo a investigação, por 21 pessoas.
A operação pretende, ainda, desarticular um esquema de lavagem de dinheiro feito por meio de dólar cabo no Paraguai e na Bolívia.
De acordo com o MP, planilhas apreendidas pelos investigadores apontam que a facção movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano, principalmente com tráfico de drogas e arrecadação de valores de seus integrantes.
As investigações ocorreram em São Paulo, no Paraguai e na Bolívia.
A operação é comandada por uma força-tarefa formada por oito promotores de Justiça de diferentes regiões do Estado, com apoio de policiais militares da Rota.
Os presos e os objetos apreendidos devem ser levados para a sede do Gaeco da capital paulista, no Centro da cidade, mas devem ser transferidos para presídios de segurança máxima na região de Presidente Prudente (CRP de Presidente Bernardes e Penitenciária 2 de Presidente Venceslau) ainda nesta segunda.