Por G1 DF
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a operação Abscôndito, na manhã desta sexta-feira (11), para investigar crimes contra a honra, supostamente cometidos por um blog de notícias. Os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas ao site. Não houve prisões.
De acordo com a polícia, o portal “De Olho no Poder”, está em nome de um homem que atualmente cumpre pena, em regime fechado, pelos seguintes crimes:
- Furto de veículo
- Roubo a transeunte
- Tentativa de homicídio
- Falsa identidade
- Porte de arma branca
- Porte de drogas
- Uso de documento falso
A identidade dos investigados não foi informada. O G1 tenta contato com a defesa e com os responsáveis pelo blog.
Ataques políticos
A investigação começou a partir da denúncia de quatro pessoas “diretamente ligadas à atividade política” e duas que “atuam na Administração direta e indireta do DF”, segundo a Polícia Civil.
A corporação informou que o grupo compareceu à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e denunciou “ataques pessoais e políticos na página”.
Apesar da página não informar o nome dos autores, a Polícia Civil informou que o site seria administrado por pessoas residentes no DF. Somente em três publicações a apuração foi creditada a um suposto jornalista investigativo chamado Rafael Guimarães. Ele não foi localizado pela reportagem.
O nome da operação, Abscôndito, significa escondido, coberto ou clandestino.