Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br)
Durante um debate virtual na Câmara Legislativa, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Bittar, defendeu adoção de medidas urgentes para evitar o fechamento de negócios. “É urgente buscar soluções para o momento atual. Temos que “salvar o doente” até para que os negócios sobrevivam para contar com as políticas médio e longo prazo”. Lembrou também que o Estado é fundamental neste momento. Bittar citou como exemplo ações que garantam a obtenção de crédito em condições viáveis. O empresário também reforçou pedido para a retomada da votação do projeto do Refis pela Câmara Legislativa, “para recuperação de emprego e renda”.
General
A CNC contratou um “general” para comandar suas ideias na guerra da reforma tributária . Everardo Maciel , famoso xerife da Receita Federal, vai coordenar as ações da entidade durante os debates da Reforma. Já se espera muita polêmica e busca do melhor para os empresários.
Fundeb
É dado como certo um acordo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com as lideranças partidárias para votar a PEC do Fundeb sem qualquer alteração no texto enviado pela Câmara. O governo Bolsonaro-Centrão faz cara de paisagem depois da derrota na Câmara.
Pesquisa
Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas para a revista Veja, mostra que 48% dos brasileiros desaprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro. No final de abril o percentual era 52%. Já 38% consideram ruim ou péssimo. A aprovação oscilou positivamente de 44% para 47%, enquanto o contingente que considera seu mandato ótimo ou bom foi de 32% para 34%. Apesar da eleição estar muito distante, a pesquisa mostra que Bolsonaro lidera as preferências para a corrida eleitoral de 2022.
Fuxico
Sempre que tem oportunidade o deputado Arthur Lira (PP-AL) faz fuxico ao presidente Bolsonaro contra o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. O ministro está isolado em tratamento da covid-19.
Blefe
Não são poucas as vozes que garantem que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai enlouquecer os agentes econômicos com o jogo de blefe no Congresso. O Relatório Reservado diz que o início da enganação começou na última terça-feira, com a alíquota de 12% do PIS e Cofins unificado, que aumenta explosivamente a carga do imposto – triplica, por exemplo, para o setor de serviços. E mais: Guedes tem cartas de todos os naipes (novos impostos, mudanças de alíquotas e extinção de renúncias fiscais) para colocar na mesa.
Sistema S
A guerra dentro do Sistema S já transportada para sites e alguns jornais tem apenas o interesse financeiro. Fala-se que muitas coisas estão sendo vazadas em função de interesses contrariados. É um jogo de milhões. Em breve alguns dossiês vão incomodar muita gente.
Arrecadação
Em casa se recuperando da covid-19, o secretário de Economia, André Clemente, não tem muito o que se preocupar. Enquanto a arrecadação federal caiu 30% a queda no DF não chegou a 10%.
Dinheiro mofado
A Operação Alto Escalão para investigar contratação de leitos hospitalares feita pela Secretária de Saúde no governo de Agnelo Queiroz (2011-2014), apreendeu na casa de uma diretora da agência Fields, no Sudoeste, uma mala com R$ 250 mil. Se o dinheiro fosse do período investigado deveria estar todo mofado.
Saúde
Está na hora do governo Bolsonaro-Centrão encontrar um novo ministro da Saúde e retomar as entrevistas diárias sobre o combate a Covid-19, que tanto sucesso fizeram na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Seria um bom caminho para organizar a divulgação dos confusos números de mortes por covid-19 no Brasil.
Cloroquina
Perguntar não ofende: o que o governo Bolsonaro-Centrão vai fazer com os 4 milhões de comprimidos de cloroquina em estoque ? A teimosia do presidente Bolsonaro começa a dar muito prejuízo para o Brasil.
Filiação
O advogado e administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, é o mais novo filiado do Partido Progressista (PP) no DF. O ato de filiação teve a presença do presidente nacional do Progressista, Ciro Nogueira, e da presidente do partido no DF, a deputada federal licenciada Celina Leão. Amigo de longa data do governador Ibaneis Rocha (MDB), Piauí avalia uma possível disputa de uma vaga de deputado distrital nas próximas eleições.