Trezentos idosos que estavam hospedados, desde abril, no Brasília Palace Hotel – pelo programa “Sua vida vale muito – Hotelaria Solidária” – tiveram que voltar para casa. Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Justiça confirmou que já não há mais hospedes, porque o contrato para o programa foi encerrado.A iniciativa é do GDF e tinha o objetivo de proteger pessoas de baixa renda, acima de 60 anos – consideradas do grupo de risco para a Covid-19 – durante a pandemia.O encerramento do contrato com o estabelecimento que hospedava os idosos ocorre ao mesmo tempo em que a capital vive o período de pico das infecções do novo coronavírus. Nesta segunda (20), o DF ultrapassou a marca de 1,1 mil mortes.
O grupo passou três meses em isolamento e com assistência médica. Os idosos foram selecionados pelo programa por viverem sem condições de manter o distanciamento social, porque dividiam a casa com pessoas que poderiam trazer risco de contaminação.
Em nota, a Secretaria de Justiça do DF informou que o período de 90 dias, enquanto durou o contrato, foi usado para “trabalhar a saúde física, o psicológico, e o emocional do grupo atendido, de modo que pudessem viver essa nova realidade com segurança e conhecimento”.
“Todas as instruções e palestras guiaram os idosos para seguir à risca, após a saída do programa, os mesmos protocolos de segurança estabelecidos nesses dias”, diz trecho do comunicado. “Hoje, eles retornam para suas casas mais informados sobre a doença, cientes de quais instruções seguir para evitar o contágio e confiantes sobre seu papel na sociedade.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/O/o/BkwjdDRqSSHWuGfpgINg/whatsapp-image-2020-04-22-at-10.10.47.jpeg)
Idosos ficaram hospedados em hotel de Brasília durante a pandemia — Foto: Brenda Ortiz/G1
Também de acordo com a secretaria, nos últimos três meses de vigência do programa, nenhum idoso foi contaminado pelo novo coronavírus. “Foram realizados testes para Covid-19 a cada 15 dias nesse período de hospedagem, para garantir a segurança de todos os idosos, servidores e colaboradores do projeto”.
Coronavírus no DF
O último boletim da Covid-19, divulgado pelo governo do DF, registrava mais de 84,2 mil casos de infecção pelo coronavírus e 1.112 mortes. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas na segunda-feira (20), foram registrados 27 óbitos, dos quais, 13 vítimas eram mulheres e 14, homens. A maioria tinha mais de 80 anos.
O programa de hospedagem solidária da Secretaria de Justiça foi estendido para outras categorias, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, como policiais penais e profissionais de saúde. No caso desses trabalhadores, o contrato está sendo renovado, segundo o GDF, e eles poderão continuar hospedados nos hotéis.