Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br)
Na próxima sexta-feira (29), o secretário de Economia do DF, André Clemente, estará na Câmara Legislativa para falar sobre o Programa de Regularização Fiscal do Distrito Federal, o Refis. Aliás, alguns deputados preparam emendas para perdoar dívidas junto ao Tribunal de Contas DF e Justiça etc. Muitas em benefício próprio. Podemos ter novas cenas de amadorismo explícito.
CLDF e o Orangotango
Finalmente! Os deputados distritais jogaram “perfume” sobre a equivocada extensão do plano de saúde da Casa para ex-parlamentares e servidores, o que já está sendo chamado de o “Orangotango do Ano”. Com 20 votos favoráveis de parlamentares dispostos a passar um álcool gel na bobagem – sem abstenção ou voto contrário -, acataram a proposta da Mesa Diretora de retirada das emendas que equilibravam o pesado orangotango.
Corrupção I
Salvo engano, a situação do govenador do Rio, Wilson Witzel (PSC), não é nada fácil diante de um suposto esquema de corrupção na instalação dos hospitais de campanha investigado pelo Ministério Público e Polícia Federal. O governador usou a mesma tática de todos os políticos acusados: perseguição política.
Corrupção II
Apesar das chamadas “provas robustas de fraudes”, segundo o MP, a operação da Polícia Federal na residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), ampliou os questionamentos a respeito de uma possível interferência do presidente Jair Bolsonaro na corporação.
Empréstimos
O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) explica pelo Twitter que uma das maiores dificuldades para micros, pequenas e médias empresas obterem empréstimos é a exigência de garantias. O PL do Fundo Garantidor, quando aprovado, irá ajudar muito. Estima-se que o montante ultrapasse o valor de 2 bilhões de reais até o final de 2022.
Agropecuária
Nem tudo está perdido em meio a pandemia de coronavírus. O Ipea projeta crescimento de 2,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro. O resultado considera os efeitos da pandemia de covid-19. O crescimento tem como base a previsão de safra anunciada pelo IBGE.
Moro irrelevante
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) nunca gostou de Sérgio Moro. Tanto que pelo Twitter disparou: “Sergio Moro se fantasiou de herói nacional quando era juiz. A #VazaJato despiu a fantasia e a tibieza o derrubou do ministério. Hoje é um ex, irrelevante e inócuo. Vendido como a cura dos males, não serve para nada. Sérgio Moro é a cloroquina na política brasileira”.
Ajuda
O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, ficou entusiasmado com a aprovação pela Câmara Federal da liberação de R$ 3 bilhões ao setor cultural. Os recursos serão usados para pagamento de auxílio durante a pandemia. O dinheiro será repassado aos estados, municípios e ao DF.
Igrejas
O deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) é um parlamentar generoso. Ele defende que as igrejas e demais atividades religiosas devem ser consideradas atividades essenciais. “Os hospitais cuidam do nosso corpo e as igrejas cuidam da nossa alma”, garante.
Lazarus
Parece que a Polícia Federal voltou a trabalhar no Rio de Janeiro. Depois da operação envolvendo o governador Wilson Witzel (PSC) começou a Operação Lazarus, que tenta pegar os bandidos que reativavam benefícios previdenciários suspensos por falta fala de comprovação que estão vivos.